Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Ibama discute crédito de carbono

O superintendente do Ibama em Goiás, Ary Soares dos Santos, a convite das instituições que compõem o programa Brasil Mata Viva (http://www.brasilmataviva.com.br), Bataab, Imei Consultorias e Idesa, participou nesta terça-feira (15/12), em Copenhague, Dinamarca, da apresentação referente a mecanismo de redução de emissão por desmatamento e degradação ambiental, que tem por objetivo tornar a preservação de vegetação nativa e recuperação ambiental de áreas rurais privadas e degradadas, em áreas com atividade econômica atrativa.

Esse mecanismo tem por referência o programa de regularização ambiental Prolegal e cria oportunidades de ocupantes de estabelecimentos rurais adequarem suas áreas à legislação ambiental, além de obterem ganhos pela introdução de tecnologia no uso da terra.

A apresentação foi coordenada pela presidente da Markit, Helen Robinson, e contou ainda com a participação do superintendente e de Maria Tereza Umbelino, do Idesa. Participam ainda da comitiva a Senadora do MT Serys Slhenssarenko, Ana Paula Goellner, Elmira e Fernando Brandão da BTAAB e Alessandra Umbelino da Imei Consultoria.

Na oportunidade, foi consolidada a parceria da Bolsa de Títulos e Ativos Ambientais Bataab e Markit, uma das maiores instituições de registro de mercado voluntário de crédito de carbono do mundo, que resultarão em transformação dos ativos ambientais das áreas de abrangência do Prolegal em títulos transacionáveis no mercado voluntário de crédito de carbono. Na concepção do Prolegal, ativos ambientais são vegetação nativa ou em recuperação, água e biodiversidade.

Ary observa que a proposta lançada hoje em Copenhague, é um importante avanço na busca de se conciliar a obrigatoriedade de cumprimento da legislação ambiental com oportunidade de ganhos para todos.

Segue link da COP 15, com vídeo de coletiva de imprensa com participação da comitiva http://www9.cop15.meta-fusion.com/kongresse/cop15/templ/play.php?id_kongressmain=1&theme=cop15&id_kongresssession=2556.
***********************************
FONTE : (Envolverde/Ibama)

Nenhum comentário: