Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Cientistas afirmam que sistema El Niño seria o responsável por temperaturas acima de 40ºC

Os anos que vão de 2000 a 2009 correspondem, por enquanto, à década mais quente da história desde que medições confiáveis começaram, em meados do século 19. A década de 2000 supera com folga os anos 1990, derrubando a tese de que o aquecimento global teria “estacionado’’ ou até “começado a diminuir’’ a partir de 1998 -ano que, isoladamente, é o mais quente já registrado.

Os dados, divulgados durante a conferência climática de Copenhague pela OMM (Organização Meteorológica Mundial), indicam que 2009 provavelmente será o quinto ano mais quente da história, com temperatura 0,44ºC superior à média do período de referência, que vai de 1961 a 1990. Este ano registrou um dos outonos mais quentes da história no Sul do Brasil, e temperaturas acima de 40ºC no centro da Argentina.

– Ainda temos um mês até o fim do ano e esperamos divulgar os dados totalmente em março de 2010. Certamente 2009 estará entre os dez anos mais quentes da história – assegurou o secretário geral da OMM, Michel Jarraud .

Um fator importante para o calor de 2009 é a ação do El Niño, fenômeno caracterizado pelo aquecimento das águas equatoriais do oceano Pacífico. O mesmo tipo de evento contribuiu para os termômetros em alta durante 1998. Na índia, uma onda de calor matou 150 pessoas, enquanto o norte da China viveu o ano mais quente de sua história, com temperaturas de verão acima de 40ºC.
*********************************
FONTE : Copenhague

Um comentário:

Mimirabolante disse...

.....é meu amigo.....alguém tem que se responsabilizar pelo caos !!!!!!!!bjcas