Powered By Blogger

domingo, 21 de abril de 2013

MODA ECOLÓGICA no Fashion Rio de Janeiro

Fashion Rio: Participação do Rio nas exportações brasileiras de moda bate recorde

O primeiro dia da edição Primavera Verão 2013 | 2014 do Fashion Rio começou com uma aprofundada palestra sobre "Moda e Sustentabilidade", ministrada pela pesquisadora americana Lynda Grose, que veio ao Rio à convite da FIRJAN para sugerir aos empresários cariocas um novo olhar sobre a relação no tripé moda, indústria e sustentabilidade.
Na sede da FIRJAN, Lynda contou sua experiência sobre os desafios e soluções encontradas ao ser uma das cofundadoras da linha ecológica da Esprit, primeira com foco em roupas ecologicamente responsáveis a ser desenvolvida por uma grande empresa e que firmou padrões pioneiros para a indústria têxtil.
Para Lynda, a sustentabilidade na moda vai muito além do algodão orgânico, mas abrange uma nova forma de se relacionar com a roupa e com o que seria ser fashion. A especialista defende a "durabilidade emocional" das peças, o que ela associa ao movimento do slow fashion - o contrario do fast fashion -, com a valorização de uma relação de atemporalidade com a roupa.
“Acredito que as peças podem contar uma história, serem passadas de mães para filhos, e desta forma evitar o desperdício e o consumo exacerbado. É preciso pensar a moda de uma forma menos consumista”.
De acordo com a especialista, para criar uma moda sustentável é necessário repensar todo o processo criativo, cultural e o modo de produção. “O design deve ser pensado para que se tenha não 80% mas 100% de aproveitamento do tecido orgânico na mesa do corte. Isso poderia baratear a venda dele e otimizar a indústria”, sugeriu Lynda, citando inúmeros estilistas estrangeiros que já desenham suas modelagens com este objetivo.
A palestra de Lynda veio complementar um ciclo iniciado no ano passado com o Giro SENAI Grupo de Estudos, um debate que reuniu a especialista Lilian Berlim, autora do livro “Moda e Sustentabilidade – Uma reflexão necessária”, a antropóloga e pesquisadora Nina Braga, do Instituto E, entre outros empresários em busca de soluções para suas empresas, que debateram as dificuldades para colocar em prática um modo de produção sustentável.
Estilista, consultora e educadora, Lynda é uma das cofundadoras da linha ecológica da Esprit, primeira linha de roupas ecologicamente responsável desenvolvida por uma grande empresa e que firmou padrões pioneiros para a indústria têxtil.
Autora do livro “Moda e Sustentabilidade: Design para Mudança”, Lynda é professora na Escola de Artes da Califórnia. Todo o currículo de Lynda Grose pode ser encontrado neste link: http://www.cca.edu/academics/faculty/lgrose

Nenhum comentário: