n85 Na Itália o “turismo verde” revigora a economia do país

Na cidade de Chieti, uma comuna italiana da região dos Abruzos, na Itália, com cerca de 56.000 habitantes, acontece neste final de semana (12 a 14) a 23 edição da Ecotur, feira dedicada ao ecoturismo e negócios.
Na Câmara do Comércio de Chitei, o evento traz uma oportunidade unica para profissionais, operadoras e agências de viagens que trabalham com pacotes dedicados ao turismo sustentável.
Na Itália, este setor está em total crescimento, seja pela crise econômica, que desestrutuoru o mercado e impulsinou novas alternativas de negócios, pela tomada de consciência do impacto ambiental de certos tipos “tradicionais”de férias, ou ainda, pelo apelo de certos hotéis com sistemas de enregia limpa e incentivo ao cilcoturismo.
Segundo o blog italinao ecoblog, metade dos turistas na Itália escolhem passar as suas férias rodeado de natureza, com a possibilidade da prática de esportes.
O maior índice de crescimento entre estas pessoas está no setor do cicloturismo. Conhecer novos lugares, ou visitar lugares já vistos em cima de uma bicicleta, cresceu de 23% a 31 %, em relação ao levantamento interior da Ecotu, no mesmo período do ano passado – superando pela primeirra vez a caminhada (uma prática muito tradicional no país).
Em comparação com o relatório anterior da Ecotur, o percentual de turistas que praticam esportes em contato com a natureza durante as férias quase dobrou: de 25% para 48%. Outros 23% preferem relaxar, 15% preferem a enogastronomia e 11% são adptos das descobertas locais.
Em três dias de encontro, a Ecotur também trará informações e workshops para os empresários do ramo hoteleiro que aspiram torna-se um hotel para bicicletas, um negócio em pleno crescimento na Europa. E como não poderia faltar, a feira em Chieti terá um espaço dedicado a enogastronomia e a comida, com a Wine Festival e a Cooking School.
* Publicado originalmente no site Consumidor Moderno Consciente e retirado do site Mercado Ético.