Powered By Blogger

sábado, 20 de abril de 2013

Prefeitura vai recorrer da suspensão do corte de árvores em Porto Alegre


Executivo alega que decisão põe em risco cronograma da duplicação da avenida Beira-Rio


Prefeitura vai recorrer da suspensão do corte de árvores em Porto Alegre<br /><b>Crédito: </b> Ricardo Giusti
Prefeitura vai recorrer da suspensão do corte de árvores em Porto Alegre
Crédito: Ricardo Giusti

Após a Justiça voltar a suspender o corte de 93 árvores na área da orla do Guaíba, em Porto Alegre, procurador-geral do município, João Batista Linck Figueira, confirmou que vai tentar reverter a decisão. A determinação judicial impede a derrubada dos vegetais, mas também barra a continuidade das obras de duplicação da avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), conforme a prefeitura da Capital.

Segundo o secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt, em razão da liminar, existe risco de atraso no cronograma das obras. Urbano frisou que a empresa contratada para a execução dos trabalhos vai ter de interromper o andamento, o que pode, inclusive, gerar prejuízo financeiro ao município. “Vamos recorrer desta decisão para que uma obra tão importante e demandada pela cidade não seja comprometida e para que possamos concluí-la até a Copa do Mundo”, salientou o secretário.

Mais cedo, o desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, da 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, suspendeu a liminar da 10ª Vara da Fazenda Pública da Capital, que permitia o corte das 93 árvores no trecho entre a Rótula das Cuias e a futura Rótula da Edvaldo Pereira Paiva, para permitir a duplicação da via até a Copa.

A decisão atende a um recurso do Ministério Público contra o parecer judicial que havia liberado a derrubada dos vegetais, na terça-feira passada. O magistrado considerou que a obra de duplicação da Beira-Rio é importante, mas que há risco de dano irreversível para o meio ambiente caso não seja construído no local o chamado Corredor Parque do Gasômetro, como prevê o Plano Diretor do município. Ele também considerou que deve ser afastado qualquer ato que cause dano à vegetação, uma vez que já houve a retirada de outras árvores antes do ajuizamento da ação.

Representantes da prefeitura de Porto Alegre e do Ministério Público serão convocados para se manifestar nos próximos dias. Após o prazo de defesa, três desembargadores da Câmara vão julgar o mérito do caso.

A 10ª Vara havia autorizado o corte entendendo que as árvores estão em trecho fora dos limites sugeridos na ação civil pública movida pelo MP que pede a instalação do Corredor Parque do Gasômetro. A mesma decisão mantém suspensa a licença de duplicação da Beira-Rio - e, por consequência, a derrubada de oito árvores - no trecho da avenida Presidente João Goulart, entre a rua General Portinho e até o limite da futura Rótula da Edvaldo Pereira Paiva. Nesse ponto, durante a derrubada das primeiras 14 de um total de 115 árvores, em fevereiro, houve protesto de estudantes e moradores da região contrários à retirada dos vegetais.

***********************************

FONTE : Noticiário da Rádio Guaiba,P. Alegre.

Nenhum comentário: