Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Boletim de atualização do Portal EcoDebate banner

Boletim de atualização do Portal EcoDebate

Índice da edição nº 1.819, de 19/04/2013


http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2F130419.gif

A População do Egito em 2100, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A População do Egito em 2100, artigo de José Eustáquio Diniz Alves [EcoDebate ] O Egito teve, no passado distante, a civilização mais avançada da Terra. Dez mil anos antes de Cristo (a.C.) havia uma sociedade de caçadores-coletores e pescadores. Há cerca de 6 mil anos a. C.
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2F209.jpg

Homoafetividade e o futuro da humanidade, crônica de Paulo Sanda

Homoafetividade e o futuro da humanidade, crônica de Paulo Sanda [EcoDebate ] Não meus amigos, não descobri meu lado gay, mas queria fazer uma provocação aos reacionários de plantão.
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Feolica-cerro-chato.jpg

Especialistas apontam vantagens do uso de energia eólica

Especialistas apontam vantagens do uso de energia eólica O Brasil ainda precisa superar uma "visão turva" sobre a energia eólica, que coloca em desconfiança a geração que provém dos ventos, sob o argumento de que esse recurso seria "sazonal e intermitente".
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fwww.usp.br%2Fagen%2Fwp-content%2Fuploads%2Fagen20130417_a.jpg

Melhor cobertura arbórea evita alagamentos e melhora qualidade microclimática das áreas urbanas

Melhor cobertura arbórea evita alagamentos e melhora qualidade microclimática das áreas urbanas Distribuição da vegetação na bacia do córrego Judas é desigual A incorporação da infraestrutura verde - rede de espaços naturais ou construídos que desempenham serviços ambientais - ao planejamento urbano pode trazer uma série de benefícios a cidades como São Paulo, entre eles controle de alagamentos, criação de áreas de lazer para a população e melhoramento microclimático das regiões metropolitanas.
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fwww.agencia.fapesp.br%2Ffotos%2F2013%2F16%2Ffoto_fora17139_1.jpg

Estudo propõe monitoramento de impactos globais e regionais nos ecossistemas costeiros marinhos

Estudo propõe monitoramento de impactos globais e regionais nos ecossistemas costeiros marinhos Pesquisadores indicam as áreas prioritárias relacionadas aos impactos das mudanças ambientais e climáticas em habitats da América Latina que merecem mais investigação Pesquisadores de países latino-americanos - incluindo o Brasil - e europeus publicaram um artigo na revista Global Change Biology no qual dão uma série de recomendações para o desenvolvimento de uma agenda científica e política sobre os impactos das mudanças ambientais e climáticas globais e regionais em ecossistemas costeiros marinhos na América Latina.
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fwww.estacaovida.org.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2013%2F04%2Fcapa-ppcdq.jpg

Implementação parcial do PPCDQ-MT não permite um verdadeiro controle do desmatamento em Mato Grosso

Implementação parcial do PPCDQ-MT não permite um verdadeiro controle do desmatamento em Mato Grosso Criado em 2009 pelo Governo do Estado, o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas (PPCDQ-MT) passa este ano por um processo de revisão.
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fwww.ecoportal.net%2Fvar%2Fecoportal_net%2Fstorage%2Fimages%2Fobjetos_relacionados%2Fimagenes%2Fimage00222%2F1967131-1-esl-ES%2Fimage002_large.jpg

Para PGR, lei municipal que restringe licenciamento ambiental de hidrelétricas é constitucional

Para PGR, lei municipal que restringe licenciamento ambiental de hidrelétricas é constitucional Para PGR, município de Ponte Nova agiu dentro da competência legislativa suplementar. Parecer foi encaminhado ao STF A Procuradoria Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer pelo não provimento da arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) nº 218.
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fwww.valor.com.br%2Fsites%2Fdefault%2Ffiles%2Fgn%2F12%2F05%2Farte25bra-101-usina-a3.jpg

MPF/PA obtém suspensão de licenciamento ambiental da hidrelétrica São Luiz do Tapajós

MPF/PA obtém suspensão de licenciamento ambiental da hidrelétrica São Luiz do Tapajós Complexo hidrelétrico projetado para o rio Tapajós. Imagem no sítio da ABIAPE/Valor Decisão também suspende a Operação Tapajós, promovida para estudar os impactos da usina na região O Ministério Público Federal conseguiu, junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), a imediata suspensão do processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica (UHE) São Luiz do Tapajós, no Pará.
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2F100b.gif

SRTE/GO resgata, em carvoarias, trabalhadores em regime de trabalho análogo ao de escravo

SRTE/GO resgata, em carvoarias, trabalhadores em regime de trabalho análogo ao de escravo A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO) libertou 16 trabalhadores atuando em regime de trabalho análogo ao de escravo, em carvoarias de duas fazendas na região de Crixás (GO).
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Ftrab_inf4.jpg

Trabalho infantil doméstico. ‘Uma das piores formas do trabalho infantil’. Entrevista com Isa Maria de Oliveira

Trabalho infantil doméstico. 'Uma das piores formas do trabalho infantil'. Entrevista com Isa Maria de Oliveira "O trabalho doméstico precisa ser valorizado porque ele contribui para que, principalmente mulheres que ocupam um espaço importante no mercado de trabalho, possam fazê-lo, visto que tem alguém na retaguarda: a doméstica", destaca a secretária do Fundo Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fwww.camara.gov.br%2Finternet%2Fbancoimagem%2Fbanco%2F20130418171830_20130418_004LB_LCMED.jpg

Grupo de trabalho da Câmara sobre demarcações é instalado com a participação de indígenas

Lideranças indígenas vão participar diretamente do grupo de trabalho criado nesta semana pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, para tentar um acordo em torno das regras de demarcação de terras indígenas. O grupo de trabalho, que é formado por dez deputados, realizou sua primeira reunião nesta quinta-feira (18), quando aprovou a indicação de dez lideranças indígenas que integrarão as negociações.
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fwww12.senado.gov.br%2Fnoticias%2Fmaterias%2F2013%2F04%2F18%2Fcopy2_of_20130418_00360g.JPG

Líderes indígenas cobram diálogo com Congresso e criticam PEC que restringe demarcação de terras

Líderes indígenas cobram diálogo com Congresso e criticam PEC que restringe demarcação de terras Dois dias após ocuparem a Câmara dos Deputados, cerca de 150 índios participaram de audiência pública realizada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado e exigiram a participação dos povos indígenas em todas as decisões que dizem respeito aos índios.
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fwww12.senado.gov.br%2Fnoticias%2Fmaterias%2F2013%2F04%2F18%2F20130418_01330g.JPG

Indígenas denunciam aumento de violência contra as comunidades e omissão do Estado

Indígenas denunciam aumento de violência contra as comunidades e omissão do Estado Líderes indígenas que participaram nesta quinta-feira (18) de audiência pública na Comissão de Diretitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) denunciaram o acirramento de disputas em terras indígenas, o que tem resultado no aumento da violência contra as comunidades e na elevação do número de assassinatos de índios.

Nenhum comentário: