n512 FAO promove na Itália concerto para celebrar o Dia da Terra
Imagem: Rede Dia da Terra
Embaixador da Boa Vontade da agência, o músico Khaled, da Argélia, e cantora italiana Fiorella Mannoia são os destaques do evento; tema da comemoração desta segunda-feira é “A Face da Mudança Climática”.
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, está apoiando o concerto em homenagem ao Dia da Terra, nesta segunda-feira.
Participam do show em Milão, na Itália, o embaixador da Boa Vontade da FAO, o músico Khaled, da Argélia, e a cantora italiana Fiorella Mannoia.
Enchentes e Ciclones
Segundo a agência da ONU, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo participam das comemorações do Dia da Terra. Neste ano, o tema da é “A Face da Mudança Climática”.
A proposta é aumentar a conscientização sobre os impactos devastadores da mudança do clima, como secas prolongadas, cheias frequentes, ciclones e aumento do nível do mar.
Falhas
Um grupo de relatores independentes das Nações Unidas soltou um comunicado conjunto sobre o Dia da Terra. Na opinião deles, o mundo “continua falhando em proteger e conservar o meio ambiente”.
Os especialistas notam que apesar de progressos, como esforços para reverter o buraco na camada de ozônio, “governos falham em diminuir as emissões de gases de efeito estufa”. Para os relatores, os impactos atingem vários direitos humanos básicos, como o direito à vida, à saúde e ao desenvolvimento.
Água e Saneamento
A relatora especial sobre o direito à água e saneamento, a portuguesa Catarina de Albuquerque, destaca que a exploração e poluição dos rios “ameaçam as condições de vida de grupos vulneráveis”, prejudicando o acesso à água potável, o plantio de alimentos e a pesca.
Aniversário
Já o relator sobre a promoção de uma ordem internacional igualitária e democrática, Alfred de Zaya, a poluição do planeta Terra e o desperdício de recursos violam “o direito das gerações futuras e minam a participação democrática e a partilha justa dos bens do planeta.”
O primeiro Dia da Terra foi celebrado em 22 de abril de 1970 e marcou o começo do movimento ambiental moderno. Segundo os relatores da ONU, a data é um evento global para reafirmar a necessidade crítica para proteger e conservar a natureza.
* Publicado originalmente no site Rádio ONU.