n713 Colombiano cria aparelho de compostagem que fermenta resíduos orgânicos e produz gás
A ideia é que o eComposter possa ser instalado na cozinha para fermentar os resíduos orgânicos transformando-os em um adubo natural que pode ser usado nas plantas e vegetais do jardim. Foto: eComposter
A cozinha é um locais que mais geram lixo em uma residência. Segundo dados da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, do Paraná, aproximadamente 52% do lixo doméstico dos brasileiros são formados por resíduos orgânicos. A fim de reduzir este montante de maneira inteligente e ecológica, um designer criou um aparelho que transforma o lixo doméstico em gás.
O protótipo foi desenvolvido pelo colombiano Mauricio Issa, que já ganhou prêmios por seu trabalho com artesanato. Sua mais recente invenção na área ecológica foi batizada de “eComposter”, projeto sustentável reconhecido e premiado em 2012.
A ideia é que o eComposter possa ser instalado na cozinha para fermentar os resíduos orgânicos transformando-os em um adubo natural que pode ser usado nas plantas e vegetais do jardim. Ele ainda gera um gás doméstico, que pode ser aproveitado em fogões.
O aparelho de porte pequeno é produzido com biopolietileno a partir da cana-de-açucar, ou seja, é completamente biodegradável. Ele é compacto e de fácil manuseio.
Aderir à compostagem é uma ótima alternativa para reduzir a quantidade de resíduos que é destinada aos aterros sanitários. Esta é uma técnica simples de reaproveitamento, que pode reduzir as emissões do gás metano.
* Com informações do EcoChunk.
** Publicado originalmente no site CicloVivo.