Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Boletim de atualização do Portal EcoDebate

A população da Europa em 2100, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A população da Europa em 2100, artigo de José Eustáquio Diniz Alves [EcoDebate ] A Europa se tornou uma potência mundial depois da conquista da América e da consequente acumulação de riqueza, que possibilitou o fortalecimento dos Estados Nacionais, movimentos intelectuais - como o Iluminismo - e a Revolução Industrial e Energética.

[continue...]


Um sistema interligado hidroeólico para o Brasil, por Joaquim F. de Carvalho e Ildo L. Sauer

Um sistema interligado hidroeólico para o Brasil, por Joaquim F. de Carvalho e Ildo L. Sauer Um sistema interligado hidroeólico para o Brasil IPesquisador visitante do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP. @ - jfdc35@uol.com.br IIProfessor titular de Energia do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP.

[continue...]

Ser Humano: de la evolución a intentar evitar la extinción, por Ricardo Natalichio

Ecoportal.net ] Los científicos en general suelen tomar como punto de inicio de la historia de la humanidad unos 65 millones de años atrás, con la aparición de los primeros primates. De todas formas, el último ancestro común entre el ser humano y el chimpancé, existió hace alrededor de 6 ó 7 millones de años.

[continue...]

Instituto da Universidade de Oxford alerta para riscos de extinção da humanidade

Instituto da Universidade de Oxford alerta para riscos de extinção da humanidade Uma equipe internacional de cientistas, matemáticos e filósofos do Instituto do Futuro da Humanidade, da Universidade de Oxford, está investigando quais são os maiores perigos contra a humanidade.

[continue...]
Para fórum, segurança alimentar depende do fim de agrotóxicos e transgênicos

O sistema de produção baseado na monocultura, com uso de agrotóxicos, é combatido pelo Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar. Um novo modelo de produção de alimentos, baseado na agroecologia, sem o uso de sementes transgênicas, agrotóxicos e fertilizantes químicos, em pequenas propriedades familiares, e a regulação do abastecimento e distribuição são os maiores desafios para a segurança alimentar no Brasil.

[continue...]

Semiárido: dez anos de investimentos contraditórios. Entrevista especial com Roberto Malvezzi

Semiárido: dez anos de investimentos contraditórios. Entrevista especial com Roberto Malvezzi "Se continuássemos sem depósitos de água limpa, a tragédia social dessa longa estiagem teria se repetido", declara o coordenador da Articulação no Semiárido Brasileiro - ASA. Confira a entrevista.

[continue...]


Avicultura colonial, também chamada de caipira, é alternativa para pobreza do Semiárido

Avicultura colonial, também chamada de caipira, é alternativa para pobreza do Semiárido Avicultura é alternativa para pobreza do Semiárido. Foto de João Pedro Zabaleta O Plano Brasil Sem Miséria (PBSM), do Governo Federal, tem como um dos objetivos a iniciação produtiva e a minimização da pobreza extrema de mais de 16 milhões de pessoas.

[continue...]
SUV – Stupid Utility Vehicle, por Marcelo Rubens Paiva

SUV - Stupid Utility Vehicle, por Marcelo Rubens Paiva SUVs - Foto no Blog ContaGiros O SUV, Sport Utility Vehicle, domina a paisagem das grandes cidades. O homem comum se cerca de lata, borracha e combustível. Potência, força e altura. Como uma armadura medieval, o SUV dá a sensação de grandeza e poder à pequenice humana.

[continue...]

Sudeste do Pará – Livro recupera momentos da luta pela terra do século passado

Sudeste do Pará - Livro recupera momentos da luta pela terra do século passado Territorialização do campesinato no sudeste do Pará, dissertação laureada com o Prêmio NAEA\2008 recupera 20 anos da história recente do campesinato da região, considerada uma das mais tensas na luta pela terra do país.

[continue...]

PA: fazendeiro é condenado por submeter trabalhadores à escravidão

PA: fazendeiro é condenado por submeter trabalhadores à escravidão Em 2009, na fazenda Novo Prazer, em Marabá (PA), foram resgatados onze trabalhadores em condições semelhantes às de escravos A Justiça Federal em Marabá, no sudeste do Pará, condenou o proprietário rural Vivaldo Rosa Marinho a cinco anos e quatro meses de reclusão por ter submetido trabalhadores a condições semelhantes às da escravidão.

[continue...]


Agentes do extinto serviço de proteção escravizavam índios, aponta Relatório Figueiredo

Agentes do extinto serviço de proteção escravizavam índios, aponta Relatório Figueiredo Relatório Figueiredo - Conclusões da investigação feita em 1967 têm mais de 7 mil páginas que foram encontradas recentemente no antigo Museu do Índio, no Rio de Janeiro (Foto: Arthur William ) Criado em 1910, o Serviço de Proteção aos Índios (SPI) muitas vezes atuou de maneira totalmente contrária aos interesses das pessoas por quem deveria zelar.

[continue...]

Redução da maioridade penal: uma proposta falaciosa. Entrevista com André Luís Callegari

Redução da maioridade penal: uma proposta falaciosa. Entrevista com André Luís Callegari "Na América Latina, quando índices de criminalidade de um determinado delito aumentam, a primeira solução do legislador não é verificar o que está acontecendo, mas dar uma resposta ao clamor social", lamenta o advogado. Confira a entrevista.

[continue...]

Ideia de que legislação é branda com adolescentes infratores é mito, defende ONG

Ideia de que legislação é branda com adolescentes infratores é mito, defende ONG O fato de um adolescente com idade inferior a 18 anos não poder ser responsabilizado penalmente por seus atos se cometer uma infração não significa que ele deixará de ser punido.

[continue...]

Maioridade seletiva, artigo de Túlio Vianna

Maioridade seletiva, artigo de Túlio Vianna Público-alvo dos projetos de redução da idade penal é o adolescente pobre e marginalizado, afirma autor [O Estado de S.Paulo ] Sempre que um crime grave é praticado por um adolescente a redução da maioridade penal volta às pautas do Congresso e dos jornais. [continue...]

Estudo europeu diz que um refrigerante por dia aumenta risco de diabetes

Estudo europeu diz que um refrigerante por dia aumenta risco de diabetes Especialistas recomendam tirar os refrigerantes da dieta. Beber uma ou mais latas de refrigerantes por dia aumenta o risco de diabetes na vida adulta, de acordo com um estudo europeu [ Consumption of sweet beverages and type 2 diabetes incidence in European adults: results from EPIC-InterAct] publicado na revista britânica Diabetologia.



[continue...]











Nenhum comentário: