Powered By Blogger

terça-feira, 2 de abril de 2013

MANCHETES SOCIOAMBIENTAIS - 2/4/2013



Povos Indígenas




Índios acusam governo de atropelar negociação com uso da polícia para garantir estudos de usina
Numa ação inédita, União envia tropas militares para assegurar sequência dos estudos de impacto ambiental da usina São Luiz do Tapajós. Índios Munduruku dizem que não foram consultados e acusam governo de quebrar acordo para pactuar consulta prévia - Notícias Socioambientais, 1/4.
 Estudo acha DNA da Polinésia em índios extintos do Brasil
Análises genéticas de crânios antigos guardados no Museu Nacional da UFRJ revelaram um componente inesperado no genoma de uma linhagem extinta de índios brasileiros chamados botocudos (ou aimorés). Vasculhando o DNA mitocondrial desses índios, em busca de pistas sobre o povoamento das Américas, pesquisadores encontraram algumas marcas genéticas características de povos polinésios, das ilhas do Pacífico. O estudo, publicado na revista PNAS, não propõe que houve uma migração de polinésios para as Américas (altamente improvável, tanto do ponto de vista geográfico quanto cronológico), mas sugere que, de alguma forma indireta, pessoas de origem ou ancestralidade polinésia cruzaram com a linhagem dos botocudos na mata atlântica do sudeste brasileiro. Só não se sabe quando, onde nem como isso teria acontecido - OESP, 2/4, Vida, p.A11.






Amazônia




O gado e a mata
Em meio à floresta na Amazônia Legal, há 79,3 milhões de cabeças de boi, de acordo com os dados do IBGE, de 2011. Isto representa 37,3% do rebanho nacional (212,8 milhões). A convivência entre gado e a mata nativa, porém, vem significando aumento do primeiro em detrimento da segunda. Agora, um acordo entre o Ministério Público Federal e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) pretende pavimentar o caminho para a construção de uma pecuária sustentável no país. O termo de cooperação técnica foi assinado no último dia 25. No documento (disponível em PDF no endereço bit.ly/AbrasMPF), há uma série de compromissos de ambas as partes, mas o principal é a determinação de fazer com que os supermercados brasileiros não comprem mais carne de áreas desmatadas na Amazônia - O Globo, 2/4, Amanhã, p.28 e 29.






Energia




Energia solar à moda da casa
O consumidor interessado em produzir sua própria energia em casa já tem respaldo legal para fazer isso. A cogeração de energia solar está liberada. Abre-se assim a possibilidade dessa energia domiciliar ser absorvida nas cidades pela rede elétrica, em um sistema de compensação: a conta de luz vai ficar mais barata. A produção descentralizada está autorizada, falta agora o governo desburocratizar sua implantação e, simultaneamente, estimular a indústria nacional, que se alimenta do alto custo dos equipamentos. A iniciativa é duplamente positiva: o meio ambiente e o consumidor agradecem - O Globo, 2/4, Amanhã, p.22 a 27.
 Nível de reservatórios supera previsão do ONS
Os reservatórios das hidrelétricas do subsistema Sudeste-Centro-Oeste fecharam março com índice de armazenamento de 54,1%, volume superior à previsão revisada do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), de 52%, e próximo à estimativa inicial (54,2%). O ONS prevê que o nível de armazenamento dos reservatórios do Sudeste-Centro-Oeste alcance 57,7% no fim de abril, quando termina o período chuvoso. Apesar de significar aumento em relação ao nível atual, o indicador ainda está bem abaixo do nível registrado em 30 de abril de 2012 (76,1%) - Valor Econômico, 2/4, Brasil, p.A2.






Mineração




Espera de novo código bloqueia a mineração
O atraso do novo código de mineração, que está sendo discutido pelo governo há pelo menos quatro anos e deverá substituir uma lei em vigência desde 1967, colocou a indústria do setor em estado de letargia. Pelo menos 120 portarias de lavra, que permitem o início efetivo da produção, estão bloqueadas por falta de assinatura do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. A decisão do governo é não liberar mais nenhuma autorização até o novo código. O embargo impede a exploração de jazidas de grandes empresas, como Vale, Vetorial e Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), segundo mapeamento inédito do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) - Valor Econômico, 2/4, Capa, p.A1.
 Brasil perde participação em minérios estratégicos
A indústria brasileira tem visto encolher sua fatia no bolo da mineração global, afastando-se dos picos de produção registrados no passado recente. Apesar de contar com uma carteira bilionária de projetos e ter se beneficiado de uma explosão dos preços de commodities na última década, o Brasil perdeu participação para seus concorrentes até em produtos tradicionais, como o minério de ferro - Valor Econômico, 2/4, Empresas, p.B10.






Mudanças Climáticas




Aquecimento global está aumentando áreas de banco de gelo na Antártida
O aquecimento global está aumentando a área de bancos de gelo em volta da Antártida no inverno, afirma um novo estudo publicado na revista "Nature GeoSciences". Quando o gelo da costa da Antártida derrete no verão devido ao aumento da temperatura do mar, a água produzida flutua sobre a mais densa e quente água salgada. No inverno, a água do derretimento do gelo sobre o mar volta a se congelar. "Os bancos de gelo em volta da Antártica aumentam apesar do clima global esquentar", disse Richard Bintanja, líder do estudo - FSP, 1/4, Ciência, p.C5.
É preciso muita calma nessa hora de emergência
Para especialista em legislação ambiental internacional, a diplomacia climática não tem funcionado devido à pressa e à inflexibilidade na negociação de acordo. David G. Victor é direto quando perguntado sobre as frequentes reuniões e conferências mundiais, como as COPs, que buscam diminuir os fatores que geram riscos ao meio ambiente. Para o professor da Universidade da Califórnia, o maior problema é a pressa nas negociações. A rapidez para resolver casos emergenciais pode não levar, diz ele, a solução alguma. Segundo Victor, grandes grupos de discussão, formados por países com interesses diversos sobre assuntos comuns, são a fórmula do fracasso. O segredo seria, portanto, a adoção de métodos mais flexíveis e em grupos menores de nações participantes - O Globo, 2/4, Amanhã, p.12 a 13.






Incra




Caos fundiário
"Trazer credibilidade ao cadastro fundiário do País pressupõe modernizar o Incra. Carcomido pela velha ideologia, tornou-se burocratizado, lento. Um simples registro dos limites geográficos da fazenda, referenciados por satélite, demora anos para ser concedido. Fora as notícias sobre propinas, que todos conhecem, mas receiam denunciar. Chegou a hora da verdade para o Incra. A histórica instituição não se pode contentar com essa inoperância, caindo em descrédito por nem saber sequer quanto de terra o Brasil possui. Ou redescobre sua função, empurrando a modernidade no campo, ou fecha as portas", artigo de Xico Graziano - OESP, 2/4, Espaço Aberto, p.A2.








OUTRAS NOTÍCIAS
 Mudanças climáticas afetam previsões astrológicas dos índios http://noticias.terra.com.br/ciencia/mudancas-climaticas-afetam-previsoes-astrologicas-dos-indios,fe27f8587a2bd310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html Mais unidades de conservação para Goiás http://www.oeco.com.br/maria-tereza-jorge-padua/27046-mais-unidades-de-conservacao-para-goias?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+siteoeco+%28O+Eco%29 Pelo banimento dos agrotóxicos banidos em outros países http://www.avaaz.org/po/petition/Pelo_banimentos_dos_agrotoxicos_ja_banidos_em_outros_paises/ Empresa responsável por vazamento de óleo no Rio Negro é multada em R$ 300 mil http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-04-01/empresa-responsavel-por-vazamento-de-oleo-no-rio-negro-e-multada-em-r-300-mil Mortandade de animais devido a incêndio no Taim preocupa ecologistas http://noticias.terra.com.br/ciencia/sustentabilidade/mortandade-de-animais-devido-a-incendio-no-taim-preocupa-ecologistas,9c024331a47cd310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html Julgamento de acusados de matar casal de extrativistas paraenses começa quarta-feira http://agenciabrasil.ebc.com.br/agenciabrasil/agenciabrasil/noticia/2013-04-01/julgamento-de-acusados-de-matar-casal-de-extrativistas-paraenses-comeca-quarta-feira Estudo mapeia morte acidental de tartarugas para preservar espécie http://noticias.terra.com.br/ciencia/sustentabilidade/estudo-mapeia-morte-acidental-de-tartarugas-para-preservar-especie,d230adee541cd310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html MPF convida população para audiência pública sobre demarcação de terras indígenas http://www.prmt.mpf.gov.br/noticias/6a-ccr-convida-populacao-para-audiencia-publica-sobre-demarcacao-de-terras-indigenas-no-dia-19-de-abril#.UVr4RDdPWVI Diretor de Belo Monte diz que prostíbulo não está dentro de obra http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITOS-HUMANOS/438968-DIRETOR-DE-BELO-MONTE-DIZ-QUE-PROSTIBULO-NAO-ESTA-DENTRO-DE-OBRA.html MPF questiona Ministério de Minas e Energia e Secretaria Geral da Presidência sobre operação no Tapajós http://www.prpa.mpf.gov.br/news/2013/mpf-questiona-ministerio-de-minas-e-energia-e-secretaria-geral-da-presidencia-sobre-operacao-no-tapajos Fallo judicial protegió territorio Mapuche http://odhpi.org/2013/04/fallo-judicial-protegio-territorio-mapuche/

Nenhum comentário: