Powered By Blogger

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

DEFESA JUDICIAL DOS TUBARÕES: UMA LUTA PELA VIDA


A palestra será seguida da apresentação do aclamado filme Sharkwater, do biólogo, mergulhador e cineasta canadense Rob Stewart, vencedor de mais de 21 prêmios de melhor documentário, com vídeo-debate ao final.
As organizações não governamentais Instituto Sea Shepherd Brasil, Instituto Justiça Ambiental e Instituto Litoral Sul lançaram dia 1º de abril de 2009 campanha nacional em defesa dos tubarões, com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a enorme ameaça de extinção que esses animais se encontram, em âmbito mundial, tendo em vista que todos os países costeiros do planeta praticam o finning. Anualmente mais de 100 milhões de tubarões são abatidos, o que já causou o extermínio de 90% da totalidade da população mundial.

O finning consiste na extração das barbatanas e caldas dos tubarões, ainda vivos, para a produção de sopa de barbatanas e pílulas de cartilagem, visando abastecer o milionário mercado asiático. A atividade tinha até então como principais “Capitais” na América Latina Galápagos, no Equador e Costa Rica. Recentemente foi identificada importante ramificação no Brasil, que liga Rio Grande - extremo sul - ao Pará. A palestra e vídeo-debate integram as atividades da campanha.

As três ONGs formaram uma aliança para atuação no caso e no dia 7 de maio ingressaram com uma ação civil pública na Justiça Federal de Rio Grande, RS, buscando indenização em valor superior a R$ 62 milhões. A empresa ré foi autuada pelo Ibama, à luz do dia, com 3,3 toneladas de barbatanas em seu entreposto, cerca de 36 mil espécimes abatidas ilegalmente.

Ao final da palestra ministrada pelo diretor executivo do IJA, Cristiano Pacheco - será apresentado o documentário Sharkwater, do biólogo e mergulhador canadense Rob Stewart.

O filme também tem formato investigativo. O próprio mergulhador e cineasta entra com uma câmara escondida dentro de um dos maiores entrepostos de pesca de tubarões da América Latina, desbaratando um esquema ilegal milionário e mundial que já é mais lucrativo que o tráfico de drogas. O tocante filme já ganhou mais de 21 prêmios internacionais de melhor documentário.


Palestrante: Cristiano Pacheco - Advogado, Diretor Executivo do Instituto Justiça Ambiental - IJA, Líder-parceiro AVINA, Diretor Jurídico Voluntário do Instituto Sea Shepherd Brasil, Pós-Graduado em Direito Ambiental pela UFPEL, Membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB/RS, autor de teses e publicações de artigos em diversos congressos nacionais e internacionais, colaborador da obra Direito Ambiental em Evolução 5, de Vladimir Passos de Freitas, monitor do curso de capacitação em meio ambiente para Municípios do RS pela FAMURS (Federação das Associações de Municípios do RS), promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, Banco Mundial e Petrobrás.


Local: Escola de Mergulho Dive Buddy, R. Alcindo Guanabara, 30, São Paulo – SP

Data: 13 de outubro de 2009, terça-feira.

Horário: 17h00

Investimento: R$ 90,00

Inscrições: http://www.seashop.org.br/produto.php?cod_produto=583553
*****************************************
FONTE : Cristiano Pacheco - Diretor Executivo
Instituto Justiça Ambiental - www.ija.org.br
Rua Mostardeiro, 5, conj, 1010, Porto Alegre, RS, Brasil - CEP 90.430-001
51 3907-9010 / 9829-9010

Nenhum comentário: