Monitorando o setor nordestino
Com o modelo atual de monitoramento ambiental, Epagri/Ciram pretende chegar em termos de nível de rio ao que é desenvolvido em países como a Alemanha. Isso significa melhorar a qualidade da informação e fazer com que ela chegue o mais rápido possível ao público. Os equipamentos de captação dos dados (estações meteorológicas) produzidos em Santa Catarina têm conquistado o mercado brasileiro.
Estados como Bahia, Ceará e Mato Grosso têm adquirido as estações montadas com peças como censores, chips de telefone celular e antenas. As estações agrometeorológicas produzidas pela Epagri/Ciram têm o baixo custo como um dos atrativos (em torno de R$ 5 mil as mais simples) e já foram instaladas na Bahia.
Como a região ainda não é coberta por sinal de celular, os dados recolhidos pelos sensores ficam armazenados em cartões de memória acoplados ao próprio aparelho. As estações desenvolvidas pela Epagri/Ciram têm capacidade de enviar esses dados via GPRS, de hora em hora para uma central. Hamilton Justino Vieira, coordenador do setor de agrometeorologia da Epagri/Ciram, Hamilton Justino Vieira, diz que até o final do ano os estados do Paraná e Rio Grande do Sul também deverão contar com estações agrometeorológicas da Epagri/Ciram, em número de 30 cada.
Para Vieira, o desenvolvimento da tecnologia a preço baixo é importante e respalda a competência dos profissionais da empresa. Mas alerta que Santa Catarina precisa de uma instituição operacional ainda inexistente no Estado.
O governador Luiz Henrique da Silveira pretende transformar a Defesa Civil Estadual em Secretaria de Estado. Outra medida é o deslocamento do Ciram para a Defesa Civil.
Para seu filho ler
Quando a gente fica doente, é preciso de um termômetro para medir a febre. Quando chove é igual. Os pesquisadores usam aparelhos para medir onde e quanto choveu, como está o nível dos rios e até os ventos. Estes equipamentos são chamados de estações meteorológicas e estão espalhados pelo Estado. Os dados são enviados para uma central, chamada de banco de dados, e por um computador as pessoas podem saber como está o clima. Isso é importante para se proteger da chuva.
**************************************
FONTE : DC, edição de 4 de outubro de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário