Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Policiais dão asas à liberdade


Depois de semanas, meses e até anos privados do direito de voar, 125 pássaros retornaram à natureza na tarde de ontem, na Grande Florianópolis. Eram aves silvestres capturadas ilegalmente e, por isso, foram apreendidas pela Polícia Militar Ambiental (PMA).

Antes de serem libertados, os animais ficaram 20 dias na fisioterapia, para perder excesso de gordura. Problema ocasionado por causa do longo período em cativeiro. O tratamento ocorreu no centro de triagem da PMA no Bairro Rio Vermelho, em Florianópolis. O centro é único no Estado e suporta apenas 300 pássaros, número de apreensões realizadas por mês. Ocorre em média uma soltura a cada dois meses.

– Preciso limitar. Se deixo os policiais liberados, com certeza, faríamos 9 mil apreensões por dia, mas não teria aonde colocar tantos pássaros – diz Marcelo Duarte, sargento responsável pela triagem.

Para o trabalho de readaptação, a PMA tem o apoio do Ibama e da ONG R3.

– Ajudamos na limpeza, na comida, em tudo. É uma terapia – explica o voluntário Paulo Roberto Dias.

Nem todos os pássaros que passam pela triagem ganham a liberdade. Alguns não conseguem recuperar a habilidade para voar e são doados a criadores credenciados pelo Ibama.

Segundo Marcelo, a ave mais procurada é o trinca-ferro, por seu canto.
*******************************************************
FONTE : PEDRO ROCKENBACH, Diário Catarinense, edição de 22/10/2009.

Nenhum comentário: