Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Casal de tigres ganha casa nova em Santa Maria ,RS



FOTO 1 : felinos receberam anestésicos por meio de dardos tranquilizantes e dormiram. Só depois foram transportados
FOTO 2 : bom espaço e piscina são atrativos na nova moradia
********************************************************
Um casal de tigres-de-bengala que vive no Criadouro Conservacionista São Braz, em Santa Maria, ganhou casa nova na manhã desta quinta-feira (15 de outubro de 2009). Zara e Tigor, criados em circo, foram apreendidos durante uma turnê em Santo Ângelo. Eles continuavam sendo criados na jaula de um trailer, devido à falta de espaço adequado para eles.

Para que os animais ficassem no criadouro, o Ibama exigiu que fosse feito um espaço adequado ao tamanho e às necessidades dos tigres e com a segurança reforçada para evitar fugas e ataques. Cinco empresas se mobilizaram e forneceram os materiais necessários para construir as novas jaulas, feitas em concreto, que custaram cerca de R$ 35 mil. Uma construtora da cidade executou o serviço.

Para que os animais pudessem ser retirados do trailer, eles tiveram de ser sedados. Uma equipe do curso de veterinária da Universidade Federal de Santa Maria realizou os procedimentos. Quando Zara foi sedada, com um dardo anestésico, Tigor tentou defendê-la, arrancando a seringa. Foram momentos de tensão pelo receio de que o animal engolisse o aparelho. O proprietário do criadouro, Santos Brás, acabou conseguindo retirar a seringa da jaula. Já a agulha não foi localizada.

A troca dos animais de casa deu trabalho: Zara pesa cerca de 160 quilos, e Tigor, cerca de 240. Os procedimentos, que começaram pouco depois das 9h, só terminaram perto das 11h, com o casal de tigres tirando um cochilo.

Veterinários da UFSM fizeram a mudança de Zara e Tigor

Durante seus cerca de 10 anos de vida, o casal de tigres-de-bengala foi uma das principais atrações de um circo que fazia turnês pelo país. Em março, os animais foram apreendidos pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), durante apresentações em Santo Ângelo – já que são proibidas apresentações de animais em circos no Estado – e levados no Criadouro Conservacionista São Braz. Ontem, os irmãos Zara e Tigor voltaram a ser o centro das atrações, dessa vez, bem longe do picadeiro. Os animais ganharam a chance de viver fora das grades do trailer em que moravam desde a chegada de Santa Maria. Eles ganharam uma casa nova, adequada às exigências do Ibama.

A troca de endereço não foi fácil. Por mais que o trailer estivesse perto da nova moradia, não foi moleza levar Zara, que pesa mais de 160 quilos e Tigor, que tem cerca de 240, até lá.

O esforço compensava, segundo o estudante de veterinária Pedro Paulo Gilse Krindges, por saber que o casal de felinos terá infraestrutura adequada para sua sobrevivência. A nova casa tem piscina para que eles refresquem o corpo, jaulas maiores e um tronco para afiar as unhas – que, até março, eram aparadas pelo dono.

– Nunca tinha me imaginado ajudando a carregar um tigre. É algo sem explicação – comentou o estudante.

Além do peso, foi preciso lidar com outro problema: os felinos estavam desconfiados e, como são animais selvagens, era preciso proteger a equipe de um possível ataque. Assim, profissionais do Núcleo de Anestesiologia Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) prepararam uma operação especial para garantir que Tigor e Zara dormissem durante o transporte. E o instinto se manifestou: quando Zara foi sedada, com um dardo anestésico, Tigor tentou defendê-la, arrancando a seringa. Foram momentos de tensão pelo receio de que o animal engolisse o aparelho. O dono do criadouro, Santos Brás, conseguiu retirar a seringa da jaula.

Os procedimentos, que começaram pouco depois das 9h, só terminaram perto das 11h, com o casal de tigres tirando um cochilo.

– Por mais que estivessem acostumados com o trailer, não tenho dúvida que vão gostar muito da casa nova, ao acordarem – diz o professor de veterinária Adriano Carregaro, 34 anos.

Nos próximos dias, Zara e Tigor receberão cuidados especiais. Por causa do tranquilizante, eles terão a alimentação controlada para não terem problema com o fígado ou o estômago. Afinal, comer 30 quilos de carne por dia pode não ser muito saudável para quem passou por grandes emoções como a que eles viveram ontem.

Os tigres Zara e Tigor são filhos de um tigre que foi apreendido em um circo e levado para o criadouro São Braz no ano passado. Taba, um felino de 15 anos, morreu em julho de 2008.
**************************************
FONTE : jorn.Marilice Daronco, Diário de Santa Maria,edição de 16/10/2009.

Nenhum comentário: