Powered By Blogger

domingo, 4 de outubro de 2009

EL NIÑO : força maior em novembro - 1


FONTE : Produtor fixou o pluviômetro em um tronco de madeira no meio da lavoura.
*******************************************
Tubarão

A medição dos níveis de chuva e do Rio Tubarão, no Sul do Estado, é feita, diariamente, por um pluviômetro manual da Epagri. A única estação meteorológica pertence a um engenheiro químico integrante de um grupo permanente de estudos da bacia hidrográfica da região. O equipamento informa temperatura, umidade do ar, velocidade e direção do vento, quantidade de chuva e pressão atmosférica minuto a minuto.

Urussanga

A mais antiga estação em operação no Estado, instalada em 1923, a da Epagri de Urussanga, no Sul, é a referência no sistema meteorológico e climático. O climatologista Márcio Sônego afirma que hoje há precisão para a interpretação de dados. Em comparação com a primavera de 2008, por exemplo, este ano choveu quase três vezes mais a precipitação de todo o mês e a temperatura subiu 1,3°C. Enquanto ano passado choveu 14 dias, só em setembro deste ano já foram 19 dias sem sol.

– Até a umidade relativa do ar se alterou, este ano já tivemos picos de 86%. A sensação é de que tivemos um mês mais frio, mas o que houve foi uma inversão: dias mais frios e noites mais quentes – explica Sônego.

Joaçaba

O produtor rural Irineu Meneghini, da Linha Nossa Senhora das Graças, no interior de Joaçaba, no Meio-Oeste, conta com uma ferramenta própria: um pluviômetro de plástico. Há quatro anos Irineu passou a medir diariamente a quantidade de chuva. De lá para cá, o produtor de milho, erva-mate, suínos e gado leiteiro já torceu diversas vezes pelos extremos de ver o recipiente esvaziar ou transbordar. Na semana passada, as chuvas quase extrapolaram a capacidade do pluviômetro, marcaram 140 milímetros dos 150 disponíveis.

O nível de chuva também é monitorado diariamente, a olho nu, na Epagri de Campos Novos. Três observadores se revezam na coleta de informações do pluviômetro às 9h, às 15h e às 21h.

A estação automática, assim como em Joaçaba, mede a quantidade de precipitação assim que as primeiras gotas atingem o pluviômetro.
*****************************************
FONTE : DC, edição de 4/10/2009.

Nenhum comentário: