Urso polar come carne de ganso para sobreviver às mudanças climáticas
por Redação da The Economist
Os ursos polares são muito hábeis em armar emboscadas para focas que vêm à superfície através de buracos na camada de gelo para respirar. Todavia, durante os meses do verão, quando o gelo derrete, fica difícil brincar dessa brincadeira mortífera e presumia-se que os ursos recorressem às suas camadas de gordura acumuladas durante o inverno.
Isso fez com que alguns ambientalistas concluíssem que a espécie estaria em apuros no futuro à medida que o aquecimento global derreta o gelo marítimo do Ártico mais rapidamente e reduza o tempo que os ursos têm para recuperar suas reservas de gordura. Mas um novo estudo sugere que as focas não são o único alimento que os ursos mantêm em sua dispensa. Eles podem complementar sua alimentação com o consumo de gansos no verão e assim evitar as consequências da mudança climática.
Os observadores dos ursos polares às vezes avistam seus objetos de estudo caçando gansos da neve durante o verão, estação em que esses pássaros perdem as penas e não conseguem voar. Os e outros pássaros aquáticos de fato compõem boa parte da dieta dos ursos polares, uma vez que estudos feitos na década de 60 encontraram vários vestígios de pássaros nas fezes do animal.
Os ursos polares de fato são hábeis caçadores da neve — ao menos quando esses gansos não podem voar. E embora a questão precise de mais observações e cálculos para ser dada por concluída, uma dieta de verão de pode ser o bastante para saciar o seu apetite mesmo que a estação de caça às focas seja abreviada pela mudança climática.
* Publicado originalmente no site Opinião e Notícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário