riscos Pnuma alerta para riscos do mercúrio nos países em desenvolvimento
Os países em desenvolvimento estão enfrentando riscos de saúde e ambientais associados à exposição ao mercúrio. Foto: Sunbeam Free Photos Art & Fun

Um novo estudo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), intitulado “Mercúrio: Hora de Agir”, afirma que muitas comunidades nos países em desenvolvimento estão enfrentando riscos de saúde e ambientais associados à exposição ao mercúrio.
O estudo aponta que regiões da África, Ásia e América do Sul estão sendo atingidas pelo crescente despejo desse metal no meio ambiente, devido principalmente ao uso desse elemento tóxico na mineração de ouro ou por meio da queima de carvão para geração de eletricidade.
Nos últimos 100 anos, as emissões feitas pelo homem fizeram com que a quantidade de mercúrio nos cem metros superiores dos oceanos dobrasse. Concentrações em águas mais profundas aumentaram em até 25%. O novo relatório do Pnuma também avalia, pela primeira vez em nível mundial, a emissão de mercúrio em rios e lagos, pois uma boa parte da contaminação humana de mercúrio deve-se a ingestão de peixes contaminados.
O mercúrio na natureza é um metal prateado-branco, líquido em temperaturas comuns, mas que pode ser prejudicial aos seres humanos e ao meio ambiente. Quando liberado pela indústria e outras fontes artificiais, pode ficar no meio ambiente por séculos. Por isso, as reduções nas emissões de mercúrio podem demorar décadas até terem um efeito demonstrável sobre os níveis de mercúrio na natureza e na cadeia alimentar.
O relatório pede ações de governos, indústrias e sociedade civil para fortalecer os esforços pela diminuição das liberações de mercúrio, já que os atrasos nessas ações poderão levar a uma recuperação muito lenta dos ecossistemas e um grande legado de poluição.

******************************************

FONTE : * Publicado originalmente no site EcoD.