ed21 Histórias em quadrinhos: forma criativa de aprender biologia
O HQ é produzido semestralmente. Imagem: Reprodução
Estudantes de biologia da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) produzem, semestralmente, o Gibiozine – revista em quadrinhos que viabiliza os conhecimentos acadêmicos de forma divertida. A ideia fez tanto sucesso em São Paulo, que acabou se tornando um projeto de extensão e passou a contar com a participação de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas locais e de colaboradores de outros estados.
O professor Hylio Lagana, motivador do projeto, afirmou que tudo começou de maneira despretensiosa: em um dia de aula, como outro qualquer, em que realizou um exercício para que os estudantes procurassem, recortassem, copiassem e colassem imagens e textos que explicassem os conceitos da biologia.
“Foi uma maneira divertida de divulgar os conteúdos científicos praticados pelos estudantes, tirando o rigor conceitual acadêmico, para apresentá-los com uma linguagem de fácil compreensão”, explicou Lagana ao portal Porvir.
A ideia evoluiu tanto que, além de tudo, passou a ser indexada com o Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (ISSN – sigla em inglês), registro que identifica e individualiza as publicações seriadas.
Os primeiros exemplares foram criados em 2007, com o passar do tempo, avançaram na editoração. Atualmente, a revista é produzida com a colaboração de universitários de de regiões como São João Del Rey e Uberlândia, em Minas Gerais, Goiânia e Rio de Janeiro. Os Gibizones podem ser visualizados pelo portal do projeto.

***********************************

FONTE : * Publicado originalmente no site EcoD.