Eliodomestico Eco destilador utiliza energia solar para transformar água salgada em potável
O Eliodomestico é feito de materiais amplamente disponíveis e não requer eletricidade ou filtros. Fotos: Divulgação

Visando a possível escassez de água potável no futuro, temos visto inúmeros esforços ao longo dos anos para purificar a água e torná-la segura para beber. Dentro das ideias surge o Eliodomestico, um eco-destilador que utiliza a energia solar para transformar a água salgada em potável.
Eliodomestico2 Eco destilador utiliza energia solar para transformar água salgada em potável
Criado pelo designer italiano Gabriele Diamanti, o equipamento foi projetado para fornecer água potável para pessoas em países em desenvolvimento. O dispositivo, que funciona como uma máquina de café de cabeça para baixo, é capaz de produzir cinco litros de água fresca todos os dias e tem o designer apropriado para ser carregado na cabeça.
O eco-destilador funciona da seguinte forma: primeiro se coloca a água do mar pela manhã. Ao longo do dia, o calor do sol cria um vapor que é forçado para baixo por meio de um bocal de expansão e condensa-se contra a tampa de um recipiente. No final do dia, os usuários podem remover a bacia com água fresca.
Eliodomestico3 Eco destilador utiliza energia solar para transformar água salgada em potável
Segundo Diamanti o Eliodomestico é feito de materiais amplamente disponíveis e não requer eletricidade ou filtros, além de possuir uma manutenção simples. O designer já ganhou o Prêmio de Design Core77 e foi finalista na Hermès Émile Prix 2011.

***********************************

FONTE : * Publicado originalmente no site EcoD.