baleias ONG transmite canto das baleias jubarte em tempo real na internet
As baleias-jubarte medem em torno de 15 metros e vivem nas águas profundas dos oceanos em todo o mundo. Foto: Instituto Baleia Jubarte

A ONG Jupiter Research Foundation criou um sistema que transmite, online e ao vivo, o canto das baleias-jubarte do Havaí. O dispositivo foi instalado no fundo do mar, para que as pessoas do mundo inteiro possam ter a experiência de ouvir o som dos animais.
Como é justamente nesta época do ano em que os cetáceos procuram o parceiro ideal para o acasalamento, eles utilizam o som para atraírem uns aos outros com maior frequência. Sabendo do comportamento destes animais, os pesquisadores da ONG Jupiter Research Foundation montaram um sistema no fundo do mar para monitorar o canto das baleias.
Funciona assim: amarrado a uma âncora, um microfone à prova d’água é mantido a uma profundidade de, aproximadamente, 18 metros. Na superfície, ficam as boias que são conectadas ao microfone. Elas transmitem o som para uma estação de rádio em terra firme, que propaga o áudio na internet, em tempo real.
Pelo streaming, dá para perceber que os sons emitidos pelas baleias são bem variados – se escutarmos atentamente, é possível até mesmo distinguirmos o macho da fêmea. Segundo especialistas, os machos cantam por várias horas e emitem um som bem mais alto, que pode ser ouvido a quilômetros de distância.
Antes da invenção, chamada de Live Whale Audio, apenas os mergulhadores podiam apreciar o canto dos cetáceos. As baleias-jubarte medem em torno de 15 metros e vivem nas águas profundas dos oceanos em todo o mundo. Clique aqui para ouvir.

*************************************

FONTE : * Com informações da Wired.
** Publicado originalmente no site CicloVivo.