Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - IBAMA


FOTO : Parque Nacional do Itatiaia

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - (IBAMA) é a agência governamental encarregada de executar as políticas de meio ambiente no âmbito do governo federal. Tem entre suas atribuições a função de coordenar e fomentar a conservação de ambientes naturais representativos dos ecossistemas brasileiros.

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação reconhece dois tipos de áreas protegidas:

– Unidades de Conservação de Uso Direto, destinadas à conservação da biodiversidade, onde se permite utilizar os recursos naturais de forma sustentável, estabelecendo modelos de desenvolvimento.

– Unidades de Conservação de Uso Indireto, destinadas à conservação da biodiversidade, à pesquisa científica, à educação ambiental e à recreação.

Estas áreas protegidas somam aproximadamente 4% do território brasileiro, distribuídas em diferentes biomas.

As unidades de Uso Direto totalizam 25 áreas de Proteção Ambiental (APA), 47 Florestas Nacionais (FLONA) e 11 Reservas Extrativistas (RESEX), 19 Áreas de Relevante Interesse Ecológico (ARIE’s). Constituem as Unidades de Uso Indireto, 40 Parques Nacionais (PARNA), 24 Reservas Biológicas (REBIO), 5 Reservas Ecológicas (RESEC) e 21 Estações Ecológicas (ESEC).


PARQUES NACIONAIS

São porções do território nacional, que devido aos seus elevados atributos naturais ou culturais, estão postas sob jurisdição do Governo Federal, garantindo, assim, seu caráter perene para o bem estar da humanidade.

Em termos gerais, os objetivos dos Parques Nacionais são preservar e conservar, para fins científicos, educativos, estéticos ou recreativos, os patrimônios cultural e natural da Nação.

Ao respeitar-se a evolução natural, dentro de seus limites, fica assegurada a perpetuidade de aspectos superlativos da flora, fauna, geomorfologia, paisagem, água e outros recursos, neles inseridos.

São, ainda, verdadeiros laboratórios vivos para pesquisas que não podem ser efetuadas em outros locais.

Visando esta somatória de benefícios, o governo brasileiro já criou trinta e cinco (40) Parques Nacionais e continua a estudar outras áreas ímpares no Brasil, que mereçam ser preservadas como Parques Nacionais.

Nenhum comentário: