Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

ECONOMIA x ECOLOGIA


Interview: Oliver Sefrin
FOTO : Professor Dr. Werner F. Schulz

Que importância tem o tema da sustentabilidade para a sociedade alemã?

Nos últimos um ou dois anos, observei uma tendência fortemente crescente, apesar de o tema da sustentabilidade não ser novo e já ter sido desenvolvido nos anos 80. O significado social crescente pode ser constatado muito bem em enquetes. Por exemplo, na “Umweltbewusstsein-Survey 2006”, a proteção ambiental está agora em segundo lugar, como questão importante. E quando se conclama a população a fazer algo concreto pela proteção do clima, a maioria dos alemães mostra-se entretanto disposta a isto.

O que há de especial no comportamento dos consumidores “Lohas”?

Também os “Lohas” se orientam inicialmente pelo preço, e eles exigem uma boa qualidade da mercadoria. O que há de novo é que, para os “Lohas”, a saúde desempenha papel importante. O que eles compram, tem de ser fresco, de ter alto valor nutritivo. Além disto, na compra, eles levam em conta aspectos ecológicos e desejam consumir de consciência limpa. Eles aceitam que exista, de um lado, as necessidades da economia, de outro, as necessidades da ecologia. Assim, procuram manter um equilíbrio entre ambos, a fim de dar em pequena escala a sua contribuição para a sustentabilidade. Quando viajam de avião, procuram compensar isto com uma doação financeira a projetos ambientais.

Também o setor econômico reage aos “Lohas”. Que potencial de mercado é visto neste grupo?

Os cerca de oito milhões de clientes “Lohas” têm uma renda acima da média e consomem cerca de 200 bilhões de euros por ano. O mercado já reage muito profissionalmente a eles como consumidores. Há entretanto diversas plataformas da internet, onde são encontrados todos os segmentos de mercado dos “Lohas”. Isto vai de alimentos, roupas, construção e moradia, mídia e eletrônica até o mercado automobilístico.

O estilo de vida ecologista tem potencial para revolucionar os mercados de consumo, determinando um estilo sustentável de vida?

Quanto ao grupo dos “Lohas”, eu não creio apenas numa tendência temporária, mas sim numa categoria duradoura de compradores. Hoje, com métodos modernos de marketing, os “Lohas” são abordados de maneira inteiramente distinta aos antigos ecologistas militantes. Que se trata aqui de segmento futuro do mercado, sério e estável, denota também a pressão hoje muito mais forte dos problemas da transformação do clima ou do crescente abismo social entre pobres e ricos.

Professor Dr. Werner F. Schulz

É o titular da primeira cátedra inócua ao clima de uma universidade alemã. Ele ensina Gerenciamento Ambiental na universidade de Hohenheim, perto de Stuttgart, e ocupa-se intensivamente, há muito, com as questões da economia sustentável.

Nenhum comentário: