Powered By Blogger

sábado, 15 de novembro de 2008

CARNEIRO, FIEL COMPANHEIRO DE LUTZEMBERGER



Foto : Carneiro fotografado por João Batista Aguiar em sua biblioteca.
**********************************************************************************
"A História do Ambientalismo" é de de autoria do Advogado Augusto César Cunha Carneiro, editado pela Editora Sagra Luzzatto. Com 126 páginas, o livro é prefaciado por José Truda Palazzo Jr. Carneiro tem hoje 86 anos e foi protagonista da maioria dos fatos narrados na publicação. Foi amigo pessoal e o maior divulgador da obra de José Lutzenberger, com quem fundou a AGAPAN.

Truda Palazzo descreve o Carneiro: "formador de mentalidade de uma classe de militantes que vem atuando pelo Brasil afora desde a década de 70, e que têm como denominador comum abominar a conversa fiada e defender com unhas e dentes a conservação da Natureza, sem os adereços pseudo-sociais que hoje se alegam para permitir que siga destruindo em nome do combate à pobreza e outras bobajadas retóricas, o Carneiro nos ensinou cabalmente, e a história recente prova, que os depredadores ambientais não têm partido e nem ideologia". O presidente da Coalisão para a Vida Silvestre Brasil e Coordenador do Projeto Baleia Franca lembra que "em Porto Alegre, o prefeito da ditadura que erguia viadutos derrubando árvores e os prefeitos do socialismo que tentaram nos impingir, goela abaixo, um sambódromo no parque, fazem parte da mesma laia de inconseqüêntes".

O livro trata da "A História do Ambientalismo", "O Surgimento do Ecologismo ou da Questão Ecológica Política", "O Surgimento dos Novos", "Os Incultos e os Asneirentos", "Os vários tipos de Manifestações", "Os Direitistas", "Os Comunistas e os Socialistas", "Correntes Internas", "Contra o Verdadeiro Trabalho Ecológico", "Últimos Comentários sobre os Ecossocialistas e os Comunistas", "A Divisão dos Campos na Questão da Defesa da Natureza", "Os Partidos Políticos",etc... O livro ataca diretamente diversos teóricos do ecologismo.

Carneiro é meu amigo pessoal de décadas e a ele fui apresentado pelo João Batista Santafé Aguiar, atuante ecologista de Porto Alegre que, como jornalista, possui larga folha de serviços prestados ao ecologismo gaúcho.

Nenhum comentário: