Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

ECO POWER CONFERENCE - Florianópolis (2)


PALESTRANTES E DEBATEDORES DA ECOPOWER 2008


* Adalberto Veríssimo
* Co-fundador e Pesquisador Sênior do IMAZON; Autor de 16 livros sobre ecologia, economia e política ambiental da Amazônia.


* Ademar H. Ushima
* Pesquisador do Laboratório de Combustão e Gaseificação – IPT; Engenheiro Químico pela EPUSP; Mestre em Engenharia Mecânica na área de Térmica e Fluídos.



* Adriano Moehlecke
* Doutor em Engenharia pela Universidade Politécnica de Madri – UPM; Coordenador em conjunto do Centro Brasileiro para Desenvolvimento da Energia Solar Fotovaltica; Professor da Faculdade de Física e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais – PUCRGS.



* Aldemir Spohr
* Vice-presidente Regional Sul da Abesco; Sócio-fundador da APS Engenharia de Energia Ltda; Atual Diretor da APS Engenharia, Diretor de Desenvolvimento da AGEI.



* Almir Francisco Reis
* Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade da UFSC



* Aloísio Leoni Schmid
* Mestre em Engenharia pela Universidade de Utsunomiya, Japão - 1993; Coordenador do Projeto Quarteto de Cordas - UFPR; Coordenador de Cultura da UFPR; Autor do Livro: A idéia de conforto: reflexões sobre o ambiente construído - 2005.



* Álvaro de Souza
* Diretor da AdS - Gestão, Consultoria e Investimentos Ltda.; Presidente do Conselho Diretor - WWF-Brasil; Conselheiro da Gol Linhas Aéreas Inteligentes; Membro do Comitê de Auditoria da AMBEV.
*

*
* Amilcar Guerreiro
* Engenheiro de Produção (UFRJ); pós-graduação em Planejamento Energético (COPPE) e Engenharia Econômica (UERJ); Atualmente é Diretor de Estudos Econômicos e Energéticos da Empresa de Pesquisa. Energética – EPE.



* André Trigueiro
* Jornalista com Pós-Graduação em Gestão Ambiental; Autor do Livro Mundo Sustentável - Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação; Apresentador do Jornal das Dez da Globo News.



* Ariel Cecílio Garces Pares
* Especialista em Economia Agrícola pela Universidade de Paris I - Pantheon Sorbonne; Diretor de Planejamento e Secretário Adjunto - Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI.



* Beate Frank
* Mestre em Física pela UFRGS; Doutora em Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental pela UFSC; Coordenadora do Projeto Piava.



* Bruno Stagno
* Diretor-Presidente da Bruno Stagno Arquitecto y Asociados e Instituto de Arquitectura Tropical



* Carlos F. C. Faria
* Diretor do Departamento Nacional de Aquecimento Solar (DASOL) da ABRAVA; Coordenador executivo dos projetos: CIDADES SOLARES, QUALISOL - Programa de Qualificação de Fornecedores de Sistemas de Aquecimento Solar do INMETRO, NORMASOL/CB 55-ABNT e SOLBRASIL (Ministério de Ciência e Tecnologia e FINEP); Coordenador do Programa Carbono Solar.



* Carlos Minc
* Ministro do Meio Ambiente



* Carlos Roberto Silvestrin
* Vice-presidente Executivo da Associação Paulista de Cogeração de Energia – COGEN



* Cássio Taniguchi
* Deputado Federal eleito e Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Distrito Federal



* Christianne Coelho de Souza Reinisch Coelho
* Diretora da Reinisch Consulting



* Cícero Jayme Bley Jr
* Coordenador do Centro Internacional de Hidroinformática; Superintendente da Coordenadoria de Energias Renováveis da Itaipu Binacional.



* Cláudio Bittencourt Ferreira
* Gerente de Projeto pela Det Norske Veritas - DNV; Responsável por projetos de Certificação baseados na OSS-312; Participante de dois processos internacionais de desenvolvimento de protocolos, guidelines e standards: EQUIMAR e IEC TC – 114.



* Claudio José Dias Sales
* Diretor-Presidente do Instituto Acende Brasil; Ex-Presidente da Mirant do Brasil.



* Claudio Loureiro
* Diretor de Desenvolvimento Comercial - General Electric; MBA pela Cranfield School of Management - Reino Unido.



* Cristiana Lôbo
* Debatedora do Eco Power Conference 2008; Comentarista Política pela Globo News; Especialista em coberturas políticas e judiciárias; Âncora do programa Fatos e versões sobre os bastidores da política em Brasília.



* Drausio Lima Atalla
* Supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Projetos de Geração Núcleo Elétrica da Eletrobrás Termonuclear - ELETRONUCLEAR



* Ediu Campos
* Gerente do Departamento de Planejamento, Pesquisa e Desenvolvimento - DPD - ELETROSUL;



* Eduardo José Viola
* Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1982); Pós-doutorado em Economia Política Internacional pela Universidade de Colorado (EUA, 1991); Professor titular do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília; Ex-professor das universidades de Stanford, Amsterdã, Colorado at Boulder, Notre Dame, UNICAMP, Federal de Santa Catarina, Federal de Rio Grande do Sul, San Martin e Buenos Aires.



* Erick Cabrera
* Diretor da Organização Latino Americana de Energia - OLADE; Doutor em Ciências Políticas e Sociologia; Ex-Vice Ministro do Meio Ambiente e Recursos Naturais - MARN Ex-Coordenador Nacional - OLADE Guatemala.


* Fernando Almeida
* Presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS; Membro do Conselho Diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade das Nações Unidas - Yokohama - Japão; Ex-Presidente da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente - FEMMA (RJ); Ex-Diretor de Meio Ambiente e Metereologia da Campanha RIO 2004.



* Francisco Lobato
* Vice-Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos-ABRH; Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD (1991-1997); Diretor das Comissões Técnicas da Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRH.



* Fritjof Capra
* Autor dos Livros: O Tao da Física, A Teia da Vida, As Conexões Ocultas, Sabedoria Incomum e a Ciência de Leonardo.



* Gilberto Valente Canali
* Ex-Chefe do Departamente de Engenharia de Geração da ELETROSUL; Ex Superintendente de Meio Ambiente da Itaipu Binacional; Ex-Professor de Obras Hidáulicas da UFSC; Ex-Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH.


*
* Hélio Morito Shinoda
* Diretor Nacional do Programa Luz para Todos pelo Ministério de Minas e Energia - MME



* Henrique Brognoli Martins
* Sócio da Progetti - Gestão de Tecnologia e Inovação; Assessor do Programa de Energias Renováveis do Mar - COOPE/UFRJ.

*
* Heraldo Pereira
* Repórter da TV Globo desde 1982; Primeiro afro-brasileiro a apresentar o jornal mais antigo e de maior audiência do Brasil;



* Hugo Penteado
* Economista-Chefe do Asset Management do Banco Real



* Israel Klabin
* Engenheiro Civil e Matemático pela UFRJ; Pós-graduado pelo Institut dês Science Politique de Paris; Ex-Prefeito do Rio de Janeiro; Co-Presidente do Comitê Internacional da Rio+5; Presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável.



* Jens Peter Kofoed
* Professor da Aalborg Universitet - Dinamarca; Líder do Grupo de Pesquisas sobre Energia das Ondas no Departamento de Engenharia Civil.



* Johannes Höbart
* Diretor Presidente da AREVA NP Brasil; Responsável pela transferência de Know How para operação e construção da Usina Angra 2; Vice-Presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares.


* John Elkington - GB
* Sócio fundador e Diretor de Volans Ventures; Fundador e Diretor Não Executivo de SustainAbility.



* Júlio César Passos
* Pesquisador do CNPq e Professor Associado, no Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC; Doutor pela Universidade Paris VI (Pierre et Marie Curie); Professor visitante no CETHIL - Centre Thermique de Lyon, no INSA de Lyon-França.



* Lauro Fiúza
* Presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEólica; CEO da Servtec Energia; Diretor Internacional da World Presidents’ Organization - Capítulo Brasileiro; Pós-graduado pela Harvard Business School, de Boston, no OPM (Owner President Management) Program.



* Leonardo de Almeida Alonso
* Gerente de Estudos Setoriais do Departamento de Energia Elétrica da Área de Infra-Estrutura do BNDES; Pós-Graduado em Desenvolvimento Econômico IR/UFRJ; MBS em Gestão e Finanças Corporativas - EPGE/FGV.



* Lester Brown - USA
* Fundador da WWI –Worldwatch Institute e presidente fundador do EPI – Earth Policy Institute



* Lucia Vieira Dellagnelo
* Doutora em Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade de Harvard; Consultora de organizações nacionais e internacionais em projetos de educação e desenvolvimento social.


* Luis Grossman
* Diretor-Geral da Direção Geral do Centro Histórico da Cidade de Buenos Aires - Argentina; Arquiteto e Proprietário do Escritório Luis & Julio Grossman Arquitetos; Colunista de Arquitetura do Jornal La Nación por mais de 30 anos.



* Luiz Fernando Scheibe
* Professor Titular do Departamento de Geociências da UFSC; Coordenador Técnico em Santa Catarina do projeto REDE GUARANI/SERRA GERAL. Orientador de mestrado e de doutorado nas áreas de Geociências, Geografia e Ciências Humanas.



* Luiz Paulo Vellozo Lucas
* Deputado Federal pelo PSDB; Membro das Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Minas e Energia; Ex-Diretor do Departamento de Indústria e Comércio do Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento; Ex-Secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (Governo Fernando Herinque Cardoso); Prêmio: Melhores Práticas - concedido pela ONU-Habitat pelo Projeto Terra;



* Luiz Pinguelli Rosa
* Doutor em Física; Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Ex-Diretor da Coordenação dos Programas de Pós-graduação em Engenharia da UFRJ- COPPE; Ex-Presidente da Eletrobrás; Secretário Executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas; Diretor do Coppe.



* Marcelo Vespoli Takaoka
* Diretor da Y. Takaoka S.A.; Professor do MBA de Real Estate do Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica; Pesquisador do Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da USP; Diretor da Y. Takaoka Empreendimentos S/A; Diretor da Takaoka Desenvolvimento Imobiliário S.A.; Membro dos Conselhos de: Administração da Bolsa de Valores Sociais e Ambientais (BVS&A), CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável), Greenpeace Brasil e do Instituto Ethos.



* Maria Tereza Jorge Pádua
* Fundadora da Funatura; membro do Conselho da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza e da comissão mundial de Parques Nacionais da UICN



* Mario Thadeu Leme de Barros
* Chefe do Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica da USP; especialista em sistemas de recursos hídricos e sistemas de água urbana; coordenador da Área de Engenharia Ambiental da EPUSP.



* Nelson da Silva Cardoso de Oliveira
* Engenheiro Mecânico pela FEI; MBA em Finanças pela IBMEC; Responsável pela Criação da Iqara Energy Services; Presidente da Ecogen Brasil;


* Nelton Miguel Friedrich
* Diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional; Ex-Secretário de Estado do Governo do Estado do Paraná;



* Odilon Antonio Camargo do Amarante
* Engenheiro de Aeronáutica pelo ITA; Sócio-diretor da Camargo Schubert Engenharia Eólica; Principal autor do Atlas do Potencial Eólico Brasileiro para a Eletrobrás e Ministério de Minas e Energia.



* Olavo Kucker Arantes
* Diretor-Presidente da Sphera Quattro; Diretor de Meio Ambiente da SINDUSCON-Florianópolis; Diretor de Planejamento da Bautec Costrução e Incorporação Ltda.



* Patrick Moore - USA
* Membro fundador e ex-Presidente do Greenpeace e atual Presidente da Greenspirit Strategies.



* Paulo Roberto Weigmann
* Presidente da Comissão Interna de Conservação de Energia – CICE / CEFET-SC; Professor titular do Departamento de Construção Cívil e líder do Grupo de Pesquisa Ecoenergia do CEFETSC; Presidente da CICE - Comissão Interna de Conservação de Energia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina.



* Rejane Costa
* Professora do Centro Tecnológico e Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC; Doutorada e pela INSA - Toulouse, França e Pós-Doutorada pela Université de Montpeliier, França; Pesquisadora do CNPq, nível 1B.



* Rejane Sartori
* Mestre em Engenharia de Produção - UFSC; Especialista em Master Business Administration pela Universidade Estadual de Maringá - UEM



* Ricardo Lacerda Baitelo
* Engenheiro Eletricista formado pela Escola Politécnica da USP; Mestrado em Eficiência Energética pela POLI-USP; Coordenador da Campanha de Energias Renováveis no Greenpeace Brasil.



* Roberto Lamberts
* Doutor e Engenharia Civil - University of Leeds (1988); Vice-Presidente da Antac e IBPSA-Brasl; Conselheiro do Conselho Brasileiro da Construção Sustentavel - CBCS.



* Roberto Schaeffer
* Professor do Centro para Energia e Meio Ambiente da Universidade da Pensilvânia, EUA; PH.D. em Política Energética pela Universidade da Pensilvânia, EUA; Membro do Painel de Metodologias em Linhas de Base e Monitoramento do Mecanismo do Desenvolvimento Limpo da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças do Clima (UNFCCC CDM Meth Panel).



* Roberto Simon
* Arquiteto sênior e proprietário do Studio domo Arquitetura & Design Ltda.; Membro do Conselho Superior da União Internacional de Arquitetos - UIA; Membro do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB / Direção Nacional.



* Ron Pernick - USA
* Fundador da empresa de consultoria Clean Edge – EUA e autor do livro A Revolução das Tecnologias Limpas.



* Ronaldo dos Santos Custódio
* Diretor de Engenharia da ELETROSUL; Conselheiro do CEPEL – Centro de Pesquisas de Energia Elétrica; Ex-Assessor Técnico da Secretaria de Energia, Minas e Comunicações do RS;



* Segen Farid Estefen
* Presidente da Ocean, Offshore and Arctic Engineering Division (OOAE); Diretor de Tecnologia e Inovação da COPPE/UFRJ; Fellow Society for Underwater Technology (Reino Unido); Ex-Diretor Técnico da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval; Editor Chefe do periódico Marine Systems & Ocean Technology (SOBENA).



* Sérgio Besserman Vianna
* Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro



* Sérgio dos Santos Pacheco
* Assistente de Regulação da Presidência - Celesc Distribuição S.A



* Sérgio Roberto Maes
* Gerente U.O. Operação da Produção – DOP da Tractebel Energia S.A; Engenhiro Mecânico pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; MBA em Administração Global pela Universidade Livre de Lisboa e pela Universidade para o Desenvolvimento de Santa catarina – UDESC, em 2005;



* Siegfried Kreutzfeld
* Engenheiro Elétrico; Mestre em Máquinas Elétricas Gigantes; Diretor de Engenharia - Weg Equipamentos Elétricos S.A.



* Telmo Magadan
* Sócio-diretor da CIP Consultores Internacionais; Presidente da Ventos do Sul.



* Valter Antônio Becegato
* Doutor em Geologia Ambiental; Professor Associado da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC; Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental do Campus de Lages-SC.



* Virgílio Viana
* Diretor Geral da Fundação Amazonas Sustentável; Ex-Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas; Professor da ESALQ / Universidade de São Paulo.

Nenhum comentário: