Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

ECO POWER CONFERENCE - Florianópolis (4)


O Eco Power 2008 – Fórum Internacional de Energia Renovável e Sustentabilidade, de 19 a 21 de novembro, em Florianópolis (SC), promove quatro grandes conferências ministradas por convidados internacionais, além de 14 painéis técnicos – com representantes de empresas, governos, ONGs e universidades – sobre inovações ambientalmente responsáveis no setor energético. Simultaneamente ao evento, acontece o Eco Pólis, que abordará o tema das cidades e construções sustentáveis.

Voltado para empresários, políticos, investidores, ambientalistas e demais pessoas e instituições que atuem no setor de energia e meio ambiente, o fórum quer promover o intercâmbio de informações entre os mais diversos setores, além de estimular tanto o desenvolvimento de pesquisas científicas quanto de políticas públicas na área.

A programação do Eco Power 2008 chama a atenção pela presença de renomados palestrantes. No dia 19 de novembro, os participantes assistem à conferência “Uma ciência para viver de maneira sustentável”, do cientista, ambientalista, ativista e educador austríaco, Fritjof Capra, físico por formação e autor de livros como O Tao da Física, Ponto de Mutação, A Teia da Vida e A Ciência de Leonardo da Vinci. Atualmente, ele é professor do Schumacher College, centro de estudos ecológicos na Inglaterra, e fundou o Center for Ecoliteracy, na Califórnia, que forma professores de ecologia.

Capra, que tem um entendimento unificado e sistêmico da vida, vai utilizar o seu conceito de redes vivas para apontar caminhos para o conflito entre o capitalismo global e as comunidades sustentáveis.

Outro destaque é a presença de Lester Brown, fundador do WWI – Worldwatch Institute e fundador e presidente do EPI – Earth Policy Institute, que vai ministrar a conferência “Plano B 3.0 – A mobilização para salvar o mundo”.

Ron Pernik, empresário da área de pesquisas de mercado, estratégias e desenvolvimento empresarial, com experiência em tecnologia limpa, fala sobre as “Tendência das tecnologias limpas – desafios e oportunidades” e Patrick Moore, um dos fundadores e ex-presidente do Greenpeace e atual presidente da empresa de consultoria ambiental Greenspirit Strategies, ministra a palestra “À procura de energias sustentáveis para o futuro”.

Outros 67 palestrantes estão listados no site do Eco Power, entre eles, um dos fundadores da SustainAbility, John Elkington; o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; o diretor geral da Fundação Amazonas Sustentável, Virgílio Viana; o presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, Israel KLabin; o superintendente da Coordenadoria de Energias Renováveis da Itaipu Binacional, Cícero Jayme Bley Júnior e o ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolim. Os especialistas e as autoridades devem abordar assuntos como:

- economia verde e sustentabilidade;
- consumo consciente e desenvolvimento;
- energia eólica;
- crédito de carbono;
- novas tecnologias em hidroeletricidade;
- biomassa e co-geração;
- energia nuclear;
- Amazônia sustentável;
- energias renováveis do mar;
- energia solar fotovoltaica;
- alimentos x biocombustíveis e
- cidades sustentáveis.

ECO PÓLIS
O painel especial que trata de cidades e construções sustentáveis aborda os principais problemas das metrópoles e possíveis soluções e também conta com a presença de palestrantes internacionais. Os temas trabalhados durante o evento, entre outros, serão:

Construções sustentáveis e seus impactos sócio-ambientais: em que serão discutidos assuntos como ecomateriais, soluções tecnológicas para economia de água e energia elétrica e a conciliação das construções sustentáveis com o entorno convencional.

Bacias hidrográficas nas cidades – como vencer a guerra contra a poluição e o desperdício: quando serão debatidas soluções para a redução da poluição dos corpos d’água e o tratamento dos efluentes domésticos.

Eficiência energética – regulamentação, divulgação e barreiras: em que se falará sobre a quantidade de consumo de CO2 e as normas para identificação do mesmo em diferentes produtos, a determinação para investimentos em programas de eficiência energética, os fundos disponíveis para investimentos e as campanhas de conscientização.
*************************************

Nenhum comentário: