Powered By Blogger

terça-feira, 11 de novembro de 2008

300 AVES APREENDIDAS EM SC


NA FOTO : TRINCA-FERRO
*****************************************
O canto do trinca-ferro é valioso. Durante esta semana, vários poderão ser ouvidos no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), na Polícia Ambiental no Bairro Rio Vermelho, em Florianópolis. Eles fazem parte do grupo de 366 pássaros apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) neste mês.

A operação Anel de Campeão apreendeu 55 pássaros em uma competição de canto, em Turvo, no sul de Santa Catarina, na semana passada. Além dos animais, 20 autos de infração foram lavrados gerando R$ 27,5 mil em multas.

- Os torneios são autorizados pelo Ibama, mas muita gente aproveita para tentar vender seus pássaros sem autorização ou com anilhas falsificadas nesses lugares - informou o coordenador do Núcleo de Fauna do Ibama, Hélio Bustamante.

As anilhas são anéis colocados nas patas dos animais que os identificam em um cadastro nacional. Quando os fiscais chegaram ao local do encontro, pássaros foram abandonados em carros, banheiros e até dentro de lixeiras. Os 55 recapturados foram levados ao Cetas, onde foram avaliados por veterinários.

- Veremos quais têm condições de voltar a voar. Os outros serão levados pelo Ibama, que repassam para criadores credenciados e zoológicos - explicou o sargento Marcelo Duarte da Polícia Militar Ambiental.

A preferência de captura é pelos pássaros de canto.

- São os que valem mais, então eles acham que vale a pena arriscar - contou o sargento Marcelo.

Na Operação Sispass, realizada no início do mês, o Ibama visitou casas de criadores para conferir se possuíam registros, e o resultado foi a apreensão de 311 pássaros.
*************************
FONTE : DIÁRIO CATARINENSE (outubro/2008)

Um comentário:

Cesar Augusto disse...

NOSSA O TRINCA-FERRO É BOM!!!!