Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

ECOTURISMO


O Turismo é hoje a maior indústria do planeta e o Ecoturismo é o segmento desta indústria que mais cresce - cerca de 20% ao ano. O Brasil apresenta-se como um dos países mais completos para a prática das atividades ligadas ao Ecoturismo.

Os números do Instituto de Ecoturismo do Brasil mostram a atratividade deste novo negócio no Brasil. Em 1994, o Ecoturismo foi responsável pela movimentação de R$ 2,2 bilhões. Em 1995, esta cifra pulou para R$ 3 bilhões, um salto de 36% em apenas um ano, muito acima da média mundial, de 20%, que já é muito superior à expansão de qualquer segmento de negócios. Estima-se que em 2005 o Ecoturismo deverá movimentar 10,8 bilhões de dólares no Brasil.

O Brasil é reconhecido como um dos lugares do mundo que possui mais atrativos para todos os perfis de ecoturistas e condições inigualáveis para a prática de todas as modalidades de Ecoturismo - exceto as que exijam neve.

Há cavernas, desertos, rios, lagoas, corredeiras, cascatas, florestas, montanhas, cânions, pântanos, 7.400 km de litoral, ilhas paradisíacas, planaltos, planícies. Possui também atrações folclóricas, étnicas, musicais e culturais diferenciadas. Além de sua gigantesca riqueza em termos de biodiversidade.

Dados do WTTC (World Travel & Tourism Council) que organiza estatísticas do turismo no mundo inteiro, informam que o turismo ecológico representa hoje, entre 5 a 8% do negócio turismo, devendo atingir 15% do movimento total em 2005.

À parte de ser um negócio de importância econômica em âmbito mundial, capaz de prover os recursos necessários à implantação e operacionalização das iniciativas de conservação ambiental e preservação do patrimônio natural e cultural, o Ecoturismo representa por si só uma importante forma de educação ambiental, talvez a mais efetiva sob o ponto de vista de sua abrangência. Das DIRETRIZES PARA UMA POLÍTICA NACIONAL DE ECOTURISMO, elaboradas pelo Ministério da Indústria, Comércio e Turismo MICT e Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal MMA em 1994, surge a definição nacional de ecoturismo:

"Um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas".

De acordo com este estudo, os objetivos das atividades de ecoturismo são enumerados a seguir:

* Aumento da receita gerada nas diversas áreas conservadas, possibilitando-lhes recursos para a manutenção destas e das comunidades locais;
* Fomento à visita ordenada;
* Preservação dos recursos naturais florísticos, faunísticos e as paisagens cênicas locais;
* Promoção da utilização racional do patrimônio natural.

O ecoturismo, também denominado "turismo ecológico", "turismo responsável" ou "turismo sustentável" é entendido como uma forma alternativa de turismo onde os elementos natural e cultural constituem-se no foco principal de atração e atenção do viajante. Constitui-se em atividade geradora de uma cultura conservacionista e vetor para o desenvolvimento sustentável. Adicionalmente, o ecoturismo apresenta-se como uma opção tecnicamente viável para a manutenção econômica dos recursos naturais e culturais.

O turismo assumiu nos últimos anos o papel de maior indústria civil do mundo em termos de geração de renda e emprego. De acordo com dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) até o ano 2005 o setor será responsável por cerca de 12% do PIB mundial. Segundo o Organização Mundial de Turismo (WTO), no ano 2000 serão 660 milhões de turistas que se deslocarão de um país para o outro e, em 1.994, estimou-se que houveram 183 milhões de pessoas no mundo trabalhando com turismo, 1 em cada 9 trabalhadores.

O Brasil, que recebeu apenas 1,7 milhão de turistas em 1995, representando 0,3% dos 534 milhões de turistas no mundo, detém 5,7% da área terrestre do planeta. Alia ao seu vasto território, na composição de seu potencial de atração turística, a inexistência de impedimentos políticos, climáticos ou de conflitos. O país possui a maior biodiversidade do planeta, concorrendo com regiões da Indonésia e da América Central, e é considerado um país de mega-diversidade, junto com os Estados Unidos, a Austrália, o México, a África do Sul e a Índia.

Atento aos intensos esforços que a Embratur vem realizando para fomentar o Ecoturismo no Brasil o Ibama contribui com o Programa de Uso Público e Ecoturismo em Parques Nacionais – Oportunidade de Negócios, consolidando uma profíqua parceria Ibama/Embratur visto que o mercado mundial de Ecoturismo é de franco crescimento.

OBJETIVOS

O Programa de Uso Público e Ecoturismo em Parques Nacionais – Oportunidade de Negócios tem como objetivo primordial atualizar os padrões de uso destas unidades de conservação sob administração federal, de forma a viabilizar o cumprimento das suas finalidades básicas de preservação dos ecossistemas naturais, buscando em paralelo intensificar o aproveitamento do patrimônio natural e cultural do país. Ao mesmo tempo, reconhecendo as mudanças dos valores sociais ligados ao meio ambiente nas últimas décadas, refletidas de modo marcante nas formas de lazer e viagens voltadas para atividades que têm a natureza como cenário e objetivo, o Programa busca dar uma resposta à demanda da sociedade de contato direto com a natureza dos Parques.

A renovação e melhoria da infra-estrutura de atendimento ao turismo através de investimentos de capital privado, representa a fórmula de financiamento mais adequada, frente à inexistência de recursos públicos suficientes, para a conservação dos ecossistemas englobados.

A implantação do Programa reverterá em inúmeros benefícios para a sociedade como um todo, não só em termos de um melhor aproveitamento do potencial turístico e melhor conservação dos Parques Nacionais, como também em termos de geração de empregos, redução dos gastos públicos, aumento da arrecadação do Governo e criação de condições para a retomada da educação e pesquisa ambiental.

O presente trabalho contempla um resumo das principais características de 14 Unidades de Conservação sob administração federal e uma prospecção de oportunidades para atividades ecoturísticas nos parque elencados.


Glossário

Trekking (de viajar) -caminhada longa com pernoite, onde o cliente leva na mochila parte dos equipamentos;

Hikking (de passear) - caminhada curta, normalmente de meio dia ou um só dia, sem pernoite na trilha;

Rafting (viajar de jangada/bote inflável) - descida de rios encachoeirados a bordo de botes;

Cannyoning (descer cânions) - descida de cachoeiras e penhascos com auxílio de cordas (rappel);

Canoeing (de canoa) - navegar por rios ou lagos em canoas a remo;

Mountain-bikking (de bicicleta) - fazer trilhas com bicicletas especiais;

Turismo Eqüestre ou Tropeirismo - andar a cavalo, à moda das tropas de mulas;

Turismo Rural - vivência no ambiente rural entre fazendas, gado e tradições regionais;

Turismo Esotérico - atividade ao ar livre, relacionada ao espiritual ou místico;

SPA ecoturístico - com técnicas de relaxamento e exercícios anti-stress.

Pesca Esportiva - atividade de pesque e solte;

Teal - treinamento experimental ao ar livre, praticado por executivos de grandes empresas, onde são simuladas situações extremas para testar as capacidades individuais de liderança;

Alpinismo/Montanhismo - pratica de escaladas em rochas ou gelo, sem competição;

Espeleologia - exploração de cavernas e/ou estudo de ambientes subterrâneos;

Mergulho - em apnéia ou com utilização de aparelhos de ar comprimido;

Astronomia - observação do céu noturno, com ajuda de telescópios;

Observação - de aves, de orquídeas, da fauna e flora em geral

Nenhum comentário: