Powered By Blogger

terça-feira, 4 de novembro de 2008

PETROBRÁS TREINA FUNCIONÁRIOS DE SC PARA RISCOS AMBIENTAIS


A Petrobras acaba de capacitar 131 empregados e prestadores de serviços de Santa Catarina e Paraná com um treinamento que visa destacar técnicas para minimizar eventuais riscos ao meio ambiente e faz parte das estratégias voltadas para a área de educação ambiental da companhia.

Gestão ambiental, responsabilidade social da empresa, mudanças globais, eco-desenvolvimento, gestão de resíduos sólidos, ecossistemas marinhos e terrestres do Sul do Brasil, foram alguns dos assuntos destacados durante o curso.

A atividade termina oficialmente, com a entrega dos certificados de conclusão aos participantes, na próxima quinta-feira (25/11), 16 horas, no Hotel Sandri, bairro Fazenda, em Itajaí. Esta é a primeira formatura do curso, que destacou informações a respeito de como contribuir para minimizar os impactos causados pelas atividades petrolíferas.

Coordenado pelos professores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o treinamento teve como público-alvo os empregados e contratados da plataforma semi-submersível (SS-11), do Navio Tanque Avaré, do Centro de Defesa Ambiental (CDA) e de rebocadores.O programa atende às normas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Dividido em três módulos e com 12 horas de duração, o programa teve início em agosto do ano passado e finalizou este mês.

`O treinamento foi planejado de acordo com a escala de trabalho, de modo a permitir que todos os funcionários e contratados pudessem participar. Todos receberam orientação no próprio local de trabalho`, ressalta o professor Fernando Luiz Diehl, do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar), da Univali. Como atividade prática, o grupo visitou a Ilha de Porto Belo, local de preservação ambiental.

Este treinamento faz parte do Programa de Controle Ambiental (PCA) do empreendimento de exploração de petróleo nos campos de Coral e Estrela do Mar, da Petrobras.

Localizados na Bacia de Santos, a uma distância de 180 quilômetros da costa de Santa Catarina, em direção de Itajaí, esses campos possuem as mais rigorosas normas de segurança e proteção ambiental, atendendo integralmente as exigências da legislação brasileira e internacional para operações desta natureza.

Nenhum comentário: