quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Rede de hotéis Meliá retira de seus cardápios a barbatana de tubarão

27 de agosto de 2014


Como parte de seu compromisso com a sustentabilidade, o meio ambiente e o respeito pela biodiversidade, a Meliá Hotels International anunciou que irá retirar a barbatana de tubarão dos cardápios de seus restaurantes, bem como nos eventos que ocorram em seus hotéis no mundo.
Esta iniciativa, enquadrada na Política Global de RSC e Sustentabilidade, representa um novo avanço no consumo responsável de recursos. Tal qual considera a Meliá Hotels International, só é possível uma hoteleira ser sustentável quando se identifica o impacto de suas operações sobre o entorno natural tanto em escala local quanto global. Com a retirada da barbatana de tubarão como ingrediente, a Meliá contribui para a preservação e proteção do importante papel que cumpre o tubarão na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas marinhos.
Como predadores, os tubarões são fundamentais na cadeia alimentar e são indicadores da saúde do oceano, pois eliminam os exemplares mais fracos, mantém o equilíbrio com os competidores e garantem a diversidade das espécies. Além disso, facilitam a manutenção do habitat de algas e recifes de coral. Sua redução ou eliminação dos ecossistemas permite que outros predadores proliferem e se alimentem de herbívoros. A consequência direta da redução de herbívoros produz a expansão de microalgas com as quais o coral pode competir. Este processo permite que o ecossistema seja dominado por algas e a sobrevivência do recife seja colocada em perigo.
Com esta ação, mais uma vez, a Meliá Hotels International manifesta seu compromisso para reduzir o impacto de sua atividade e preservar a diversidade biológica dos destinos turísticos que opera, através do respeito da flora e fauna dos mesmos.
Sobre a Meliá Hotels International
Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta na Espanha, que opera e distribui mais de 365 hotéis em 40 países sob as marcas: Gran Meliá, Meliá Hotels & Resorts, Paradisus Resorts, ME by Meliá, Innside by Meliá, Tryp by Wyndham e Sol Hotéis. O foco estratégico na expansão internacional a converteu na primeira hoteleira espanhola com presença na China, Estados Unidos e Emirados Árabes, além de manter sua liderança em mercados tradicionais como a Europa, América Latina e o Caribe. Junto a este alto grau de internacionalização e seu diversificado modelo de negócios – que impulsiona seu posicionamento entre as principais gestoras hoteleiras do mundo -, o crescimento apoiado em grandes alianças estratégicas e sua aposta no turismo responsável são as grandes fortalezas da Meliá Hotels International, sendo a companhia turística espanhola com maior reputação corporativa (Merco 2013).
Fonte: R7

Nenhum comentário: