transito foto jucara menezes Manaus: a cidade onde o pedestre não tem vez
Manaus, capital onde mais falta sinalização para pessoas. Foto: Juçara Menezes/Portal Amazônia

Último lugar entre as 13 capitais avaliadas pela campanha Sinalize! (nota 0,7), capital do AM pode receber R$ 200 milhões para melhorar mobilidade e sinalização urbanas.
Capital que recebeu a pior avaliação no levantamento Sinalize!, do Mobilize Brasil, Manaus teve uma boa notícia no último dia 20: é que foi aprovado pela Câmara Municipal um projeto de lei que permite destinar mais de R$ 200 milhões à mobilidade urbana da cidade. Agora, só falta o prefeito (Arthur Neto, do PSDB) sancionar a medida.
Pelo projeto, o poder executivo poderá pedir empréstimo ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) para a execução de um programa de implementação de alternativas tecnológicas de transporte urbano, como o BRT (Bus Rapid Transit) ou o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), entre outras em estudo. Nada confirmado ainda, mas o anúncio sinaliza ao menos uma retomada de intenções, já que Manaus não conseguiu realizar nenhum dos projetos de mobilidade previstos para a Copa de 2014.
Ranking de 13 capitais
Manaus precisa melhorar bastante seu transporte público e também a sinalização para os que caminham ou pedalam na cidade. É o que mostrou a campanha Sinalize! que durante dois meses verificou a sinalização para usuários do transporte público, pedestres e ciclistas, e gerou o ranking das 13 capitais mais avaliadas. A capital amazonense ficou em último lugar, com nota 0,7, numa escala de 0 a 10.
O trabalho foi realizado por voluntários e avaliou 25 cidades, com destaque para as capitais, que obtiveram a seguinte colocação no ranking nacional: Curitiba (5,4); Rio de Janeiro (4,6); Porto Alegre (4,2); São Paulo (3,8); Belo Horizonte (3,6); Recife (3,3); Brasília (2,5); Natal (2,5); Salvador (2,1); Cuiabá (1,9); Maceió (1,6); Fortaleza (1,3); Manaus (0,7).
Na área de transporte público, foram verificados itens como se havia informações disponíveis nos pontos e sinalização no interior dos ônibus, na maioria sistemas de ônibus ou corredores inteligentes de ônibus (BRTs), mas também metrôs, trens urbanos e até barcas, no caso do Rio de Janeiro.
Em relação à sinalização para pedestres, os avaliadores procuraram verificar a existência de faixas de travessia, placas de advertência, semáforos específicos para os pedestres e placas indicativas para orientação de quem opta por transitar a pé pelas cidades.
Sinalização de Manaus é quase inexistente
A colaboradora Cecília Maria Xavier Pereira realizou na capital manauara nada menos que 50 avaliações para o Sinalize! Ela visitou diferentes regiões da cidade e pode observar o descaso do poder público para com pedestres, ciclistas e passageiros de ônibus. Por isso, a nota mais conferida por Cecília foi zero.
Depois de presenciar a falta total de infraestrutura de informação e segurança às pessoas nos pontos, terminais de ônibus em importantes vias da capital, como as avenidas Brasil e Presidente Kennedy, muitas vezes repetiu o mesmo comentário: “Nenhum ponto ao longo da avenida tem qualquer sinalização e em nenhum dos coletivos que por aqui circulam há informações sobre paradas, conexões, horários ou mapas”.
Situação igualmente ruim para quem pedala em Manaus. No caso da movimentada avenida Brasil, o local é passagem de muitos ciclistas, “tanto os que vão para treinar ou a passeio, como também trabalhadores, que utilizam a bicicleta como meio de transporte”. Pois em toda a extensão da via, a avaliadora não viu placas, sinalização de solo ou semáforos de pedestres. Resultado: nota zero, mais uma vez.
Também a sinalização para pedestres é precária. Cecília percorreu, por exemplo, a recém-reformada ponte sobre o igarapé da Cachoeira Grande, na zona oeste da capital amazonense. No local, próximo a escola e creche, “só existe passagem para pedestres do lado direito da ponte, o que obriga quem tiver que cruzá-la a atravessar a avenida São Jorge, que a esta altura não tem faixa de pedestre”, diz ela.
A faixa fica mau posicionada, depois da ponte, completa: “Está bem pintada, mas foi implantada no final de uma descida onde os veículos normalmente vêm em alta velocidade e não respeitam a passagem do pedestre”, desabafa. Já há relatos de atropelamentos, relata a moça, e “é frequente ver crianças e idosos tendo que atravessar a rua fora da faixa, para acessar a passagem de pedestre da ponte”.
Abaixo, separadas por modos, as avaliações da capital do AM:
quadro Manaus: a cidade onde o pedestre não tem vez
Resultados gerais do Sinalize!
O ranking atual foi baseado em 372 avaliações em (123 de ciclistas, 128 de pedestres e 121 do transporte coletivo) em 25 cidades, mas o objetivo da campanha Sinalize! é ampliar essa amostragem com a participação de voluntários de outras localidades.
Confira os resultados e formulários para avaliação, disponíveis no site da campanha Sinalize!
* Publicado originalmente no site Mobilize Brasil.
(Mobilize Brasil)