costa atlantica Edital disponibiliza 300 mil para a conservação costeira e marinha

A Fundação SOS Mata Atlântica abriu inscrições para o VI Edital do programa Costa Atlântica. Este ano, o edital disponibilizará até R$ 300 mil para projetos para a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade das zonas costeira e marinha sob influência do bioma Mata Atlântica. O edital conta com o patrocínio da Anglo American.
Acesse aqui o Edital VI do Programa Costa Atlântica.
Os projetos interessados devem ter prazo máximo de 12 meses para sua execução, contados a partir da data de assinatura do contrato, e seguir uma das duas linhas de atuação: “Fortalecimento de Unidades de Conservação Marinha” ou “Negócios e Práticas Sustentáveis Envolvendo Recursos Marinhos e Costeiros Associados ao Bioma Mata Atlântica”.
Na primeira linha de atuação, o apoio vai desde o diagnóstico e estudos para a criação de uma Unidade de Conservação (UC), passando por diversos processos como Plano de Manejo, fiscalização, atividades de pesquisa, uso público, até a formação e consolidação de voluntariado em UCs e educação ambiental. A segunda linha do edital apoiará projetos de uso sustentável de recursos pesqueiros e de recursos naturais com a geração de emprego e renda em comunidades locais, bem como projetos de turismo sustentável de base comunitária e pagamento por serviços ambientais (PSA).
“ONGs e empresas poderão enviar propostas ao edital. Pretendemos apoiar projetos que possam trazer benefícios para a conservação, para o desenvolvimento regional e o fortalecimento das comunidades locais”, afirma Camila Keiko, bióloga do Programa Costa Atlântica.
As propostas podem ser enviadas até 14 de outubro de 2013, pelo site HTTP://gerencia.sosma.org.br/costa. O processo é competitivo e conta com a participação de um comitê julgador composto por especialistas no tema. Nas duas linhas, as propostas devem ser apresentadas sob a coordenação de uma ONG ou empresa, em parceria com o poder público interessado.
* Publicado originalmente no site SOS Mata Atlântica.
(SOS Mata Atlântica)