Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

EcoDEBATE - Boletim de 19/agosto/2013


Boletim de atualização do Portal EcoDebate banner
 

Boletim de atualização do Portal EcoDebate

 
  
 

            Índice da edição nº 1.900, de 19/08/2013

 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Fremedio6.jpg

Saúde Multifatorial, artigo de Montserrat Martins

Saúde Multifatorial, artigo de Montserrat Martins [EcoDebate ] Antigamente o conceito de doença era simplista, na base da relação causa-efeito: bacilo de Koch causa tuberculose, pneumococo causa pneumonia, alcoolismo leva à cirrose, etc. Com a evolução da Medicina e das pesquisas em etiologia (da causa das doenças), foram ficando mais claras as influências dos vários fatores que afetam à saúde.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Fartigo.jpg

Saiba Mais: Princípios da Política Nacional do Meio Ambiente, por Antonio Silvio Hendges

Saiba Mais: Princípios da Política Nacional do Meio Ambiente, por Antonio Silvio Hendges [EcoDebate ] A Lei 6.938/1981 com alterações em sua redação pela Lei 7.804/1989 e Lei 8.028/1990 institucionalizou no Brasil a Política Nacional de Meio Ambiente, os fins e mecanismos para a sua formulação e aplicação, constituiu o Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA e os Cadastros de Defesa Ambiental.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Forganic4a.jpg

Agricultura orgânica de pequena escala ou agricultura industrial? artigo de Raimundo Nonato Brabo Alves

Agricultura orgânica de pequena escala ou agricultura industrial? artigo de Raimundo Nonato Brabo Alves [EcoDebate ] Li alguns artigos ou entrevistas com posicionamentos de atores influentes na discussão sobre sustentabilidade. Um deles sobre a inviabilidade da agricultura orgânica frente a agricultura industrial.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ibama.gov.br%2Fimages%2Fnoticias_ambientais%2Fagosto2013%2Fincndio_terra_indgena_mt_fin.jpg

Ibama combate incêndios criminosos na Terra Indígena Maraiwatsede

Ibama combate incêndios criminosos na Terra Indígena Maraiwatsede Terra Indígena Maraiwatsede, localizada no município de Alto Boa Vista (1019 quilômetros de Cuiabá/MT), tem sido alvo de inúmeros focos de incêndios de origem criminosa. Com uma área total de 165.000 hectares, estimativa-se que 31.000 hectares já formam queimados.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fportalnatividade.com.br%2Fnatividadefm%2Fwp-content%2Fuploads%2FRIO-CARANGOLA-ESGOTO-NATIVIDADE02-610x250.jpg

Prefeitura de Natividade (RJ) é condenada por não tratar esgoto lançado no rio Carangola

Prefeitura de Natividade (RJ) é condenada por não tratar esgoto lançado no rio Carangola Foto: Portal Natividade FM 104,9 MHz Município deverá fixar placas indicativas dos índices de poluição do rio Carangola Após ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) em Itaperuna (RJ), a Justiça Federal determinou que prefeitura de Natividade, no Noroeste Fluminense, realize um mapeamento capaz de identificar detalhadamente todos os pontos de lançamento de esgoto no rio Carangola, no prazo de 90 dias, no trecho que corta o município.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Fnoticia.jpg

Petrobras é condenada por vazamento de óleo em Tramandaí (RS), em março de 2000

Petrobras é condenada por vazamento de óleo em Tramandaí (RS), em março de 2000 Ação civil pública foi movida pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul A empresa Petróleo Brasileiro S.A.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.andes.info.ec%2Fsites%2Fdefault%2Ffiles%2Fstyles%2Flarge%2Fpublic%2Ffield%2Fimage%2F9518630313_c50181ba5b_c.jpg

Presidente do Equador anuncia que vai explorar petróleo no Parque Yasuni, na Amazônia equatoriana

Presidente do Equador anuncia que vai explorar petróleo no Parque Yasuni, na Amazônia equatoriana O presidente Rafael Correa informou nesta quinta-feira a decisão de encerrar a Iniciativa Yasuní ITT. Foto: Presidência do Equador O presidente do Equador, Rafael Correa, anunciou na noite dessa quinta-feira (15) que pretende explorar petróleo cru no Parque Yasuni, na Amazônia equatoriana.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Ftransito3.jpg

A mobilidade urbana não pode esperar mais, artigo de Washington Novaes

A mobilidade urbana não pode esperar mais, artigo de Washington Novaes [O Estado de S.Paulo ] Serão extremamente úteis para o País, qualquer que seja o desfecho, as conclusões do atual debate que se trava em toda parte sobre mobilidade urbana, a partir das recentes manifestações de rua, assim como da criação de faixas exclusivas para ônibus na cidade de São Paulo.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Fartigo.jpg

Mudança climática e adaptação no Brasil: uma análise crítica, por Martin Obermaier e Luiz Pinguelli Rosa

Mudança climática e adaptação no Brasil: uma análise crítica, por Martin Obermaier e Luiz Pinguelli Rosa Mudança climática e adaptação no Brasil: uma análise crítica Martin Obermaier; Luiz Pinguelli Rosa Martin Obermaier é pesquisador de pós-doutorado do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.climate.gov%2Fsites%2Fdefault%2Ffiles%2Fstyles%2Finline_all%2Fpublic%2FSeaIce-Sept162012_720.jpg%3Fitok%3DHFN2oSEB

State of the Climate 2012 – Arctic Sea Ice

State of the Climate 2012 - Arctic Sea Ice In 2012, summer minimum sea ice extent was recorded at 3.41 million square kilometers: the lowest of the satellite era. Overall, since satellite-based measurements began in the late 1970s, Arctic sea ice extent has decreased in all months and virtually all regions, with the exception of the Bering Sea during winter.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fagenciabrasil.ebc.com.br%2Fsites%2F_agenciabrasil%2Ffiles%2Fgallery_assist%2F25%2Fgallery_assist728166%2Fprev%2FABr150813WDWDO_9993A_1.jpg

Governo esvazia audiência pública sobre demarcação das terras indígenas

Governo esvazia audiência pública sobre demarcação das terras indígenas Brasília, 15/08/2013 - A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, realiza audiência pública sobre suspensão da demarcação das terras indígenas do Paraná, motivada por laudo produzido pela Embrapa. Foto: Wilson Dias/ABr Patrícia Bonilha, de Brasília (DF), para o Cimi.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww12.senado.gov.br%2Fnoticias%2Fmaterias%2F2013%2F08%2F16%2Findio.jpg

Rádio Senado apresenta reportagem sobre matança de índios nas décadas de 40, 50 e 60

Rádio Senado apresenta reportagem sobre matança de índios nas décadas de 40, 50 e 60 A matança de índios no Brasil nas décadas de 40, 50 e 60 foi registrada em relatório do procurador Jader Figueiredo, uma investigação encomendada pelo então ministro do interior, Albuquerque Lima, em resposta às comissões parlamentares de inquérito instaladas no Congresso Nacional ao longo dos anos 60.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 

 
 http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Fsaude.jpg

Estudo mostra que idosos têm 3,7 vezes mais risco de desnutrição

Estudo mostra que idosos têm 3,7 vezes mais risco de desnutrição Um estudo feito pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual mostrou que os idosos têm 3,7 vezes mais risco de desnutrição do que os pacientes adultos.
 
 
Facebook Twitter Google+ Linked-In
 

Nenhum comentário: