ponte 300x199 Brasília é candidata a sediar o 8° Fórum Mundial da Água
Ponte Juscelino Kubitschek, Brasília. Foto: Divulgação/ Internet
ANA recebe comitê que escolherá sede do Fórum Mundial da Água de 2018. O anúncio da sede acontecerá em abril de 2015.
Brasília e Copenhagen, Dinamarca, são as duas cidades candidatas a sediar o 8º Fórum Mundial da Água, marcado para 2018. Por isso, o Comitê de Avaliação do Conselho Mundial da Água (WWC, na sigla em inglês) visita a capital brasileira entre 20 e 24 de agosto para avaliar a candidatura . Na manhã da última quarta-feira, 21, o Comitê esteve na sede da Agência Nacional de Águas (ANA) para uma apresentação sobre as condições e oportunidades para a inédita realização do maior evento internacional sobre recursos hídricos no hemisfério Sul, no Brasil e em Brasília.
A ANA e a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) apresentaram aos membros do Comitê os apoios institucionais à candidatura de Brasília. Durante a visita, os avaliadores – Ken Reid (Estados Unidos), Haluk Buyukbas (Turquia), Masato Toyama (Japão) e Danielle Gaillard-Picher (França) – farão uma análise política, técnica e institucional da cidade candidata e do país onde ela está.
A análise contempla uma avaliação das condições logísticas da cidade para sediar o evento, incluindo a capacidade local em termos de hotelaria, segurança, transporte, infraestrutura de saúde, mobilidade urbana, acessibilidade nacional e internacional, entre outros aspectos. Ainda nesta quarta-feira, o Comitê se reunirá com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e com o Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Em 22 de agosto, os avaliadores visitarão os possíveis locais para realização do evento: Centro de Convenções Ulisses Guimarães, Pavilhão de Exposições ExpoBrasília e Estádio Nacional Mané Garrincha.
Para o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, um evento como o Fórum Mundial da Água é uma oportunidade de alçar o tema da gestão de recursos hídricos a um patamar jamais alcançado no Brasil. “Mesmo com a importância da temática, muitas vezes a agenda da água não é um fator prioritário na tomada das grandes decisões no Brasil. Pela importância que o evento tem, o principal legado [do Fórum] será colocar esta agenda num patamar muito mais alto na tomada de decisão”, afirma.
Os integrantes do Comitê de Avaliação também se reuniram com os integrantes da Seção Brasil do Conselho Mundial da Água, que engloba instituições públicas, privadas e do terceiro setor.
Etapas
Em março de 2014 serão apresentados os relatórios das visitas às cidades candidatas e os integrantes do Conselho Mundial da Água escolherão a sede do Fórum Mundial da Água de 2018, por meio de votação. Para novembro de novembro de 2014 está prevista a assinatura do contrato entre o WWC e os governos da cidade eleita e do país-sede. Em abril de 2015 ocorrerá o anúncio oficial da nova sede.
O Fórum
Maior evento do mundo sobre recursos hídricos, o Fórum Mundial da Água é um evento do WWC que promove o diálogo para influenciar o processo decisório sobre água no mundo visando principalmente ao uso racional do recurso. Realizado a cada três anos, o Fórum teve Marrakesh (Marrocos) como sede em 1997. Haia (Holanda), Kyoto (Japão), Cidade do México, Istambul (Turquia) e Marselha (França) receberam o encontro respectivamente em 2000, 2003, 2006, 2009 e 2012. O próximo Fórum acontecerá em Daegu, Coreia do Sul, em 2015.
(ANA)