meioambiente 300x194 Novo escritório da ONU na América Latina prioriza meio ambiente
Iniciativa é resultado de um acordo do Banco de Desenvolvimento da região com o Convenção sobre Mudança Climática da organização, Unfccc; centro será inaugurado em Bogotá no próximo dia 1º.
As Nações Unidas fecharam um acordo com o Banco Latino-Americano de Desenvolvimento para aumentar a participação dos países da região em projetos de energia limpa.
A parceria foi selada com a Convenção da ONU sobre Mudança Climática, Unfccc; o centro regional de colaboração para o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo será aberto no próximo dia 1º em Bogotá, capital da Colômbia.
Projetos
A secretária-executiva da Convenção, Christiana Figueres, disse que o mecanismo já mostrou o que pode ser alcançado quando os mercados são usados como incentivo à ação voltada para mudança climática e desenvolvimento.
O objetivo do escritório regional na Colômbia é ajudar com uma série de futuros projetos na América Latina que priorizem o combate à mudança climática.
A iniciativa é parte do Protocolo de Kyoto para reduzir emissões de gases nocivos em países em desenvolvimento adquirindo assim as reduções certificadas de emissões, conhecidas como CER.
Metas
Cada uma é equivalente a uma tonelada de dióxido de carbono. As emissões podem ser comercializadas, vendidas e usadas por países industrializados para cumprir com as metas ambientais.
O centro em Bogotá será o quarto do gênero apoiado por um banco regional de desenvolvimento. O primeiro foi criado na África em 2012, em Lomé, Togo; acompanhado por um segundo em Kampala, Uganda; Já no Caribe, os projetos são centralizados no escritório de Saint George’s, capital de Granada.
* Publicado originalmente no site Rádio ONU.
(Rádio ONU)