trofeu ecod 300x183 Festival internacional Filmambiente traz 68 filmes ao Rio de Janeiro
Evento será realizado até o dia 5 de setembro. Fotos: Divulgação
Provocar debates e contribuir para ampliar o conhecimento e a consciência sobre as mudanças comportamentais necessárias de governos, empresas e indivíduos, pela preservação da vida no planeta. Este é o objetivo da terceira edição do Festival Internacional de Audiovisual Ambiental (Filmambiente), que começa na hoje, 30 de agosto, no Rio de Janeiro.
O evento, que em 2013 é realizado sob o tema Do DDT e Hormônios à Segurança Alimentar, reúne até o dia 5 de setembro 68 filmes das mais recentes produções nacionais e internacionais sobre questões ambientais.
A Mostra Competitiva, que será realizada no Espaço Itaú de Cinema – Botafogo (sala 1: às 19h e às 21h), terá 12 documentários e 21 curtas-metragens (animações, documentários e ficções), que vão concorrer aos prêmios do Júri Popular de Melhor Filme, Júri Oficial de Melhor Documentário, Melhor Curta-metragem e Prêmio de Relevância Jornalística, concedido pela RBJA (Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental).
Filmes destacados
Entre os longas, destaque para Queremos seu Dinheiro (Give us the Money), que conta a trajetória de luta de Bob Geldorf e de BonoVox em prol do fim da pobreza na África; Vertente: Uma nova Ética da Água para um novo Mundo (Wartershed: exploring a new Ethics for the new West), filme narrado e produzido por Robert Redford; Cabeça de Touro (Rundskop), indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2012; Vida engarrafada: O Negócio da Nestlé (Bottled Life – Nestlé’s Business with Water), onde o jornalista suíço Res Gehringer investiga a empresa que domina o comércio mundial de água engarrafada; Caçadores de Frutas (The Fruit Hunters), que abre o evento, e a ficção Os Meninos de Kinshasa (Kinshasa Kids), que encerra o festival.
Já entre os curtas, o festival destaca o brasileiro Joãozinho, Carne e Osso, o italiano O Cruzeiro da Casca de Banana e o francês 23.
publico ecod 300x183 Festival internacional Filmambiente traz 68 filmes ao Rio de Janeiro
A organização do evento promete uma bicicleta dobrável para o espectador que assistir ao maior número de filmes. Foto: Divulgação
Debate sobre o tema
Entre as atividades-extras do evento o destaque é a mesa de debate O Audiovisual como Ferramenta de Transformação, que será coordenada pelo cineasta Silvio Da-Rin, e reunirá nomes como Chris Paine, diretor norte-americano dos filmes Quem matou o carro elétrico (2006) e A vingança do carro elétrico (2011). As discussões estão marcadas para sábado (31), às 17h, no Museu de Meio Ambiente, no Jardim Botânico.
O Filmambiente faz parte do Green Film Network, associação de festivais internacionais ambientais que conta com 19 festivais espalhados pelo mundo. O evento é realizado no Brasil pela Amado Arte & Produção e conta com patrocínio da Lei Rouanet, além de instituições públicas e privadas.
- Conheça a programação do festival -
* Publicado originalmente no site EcoD.
(EcoD)