desmatamento ecod 300x183 Programa de agricultura sustentável quer recuperar, em 4 anos, área degradada maior que Manhattan
Desmatamento na Amazônia para criação de gado. Programa busca recuperar e proteger florestas de áreas rurais. Foto: leoffreitas
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Reino Unido vão destinar R$ 80 milhões, a fundo perdido (sem perspectivas de reembolso), para recuperar 41,5 mil hectares de áreas degradadas no Brasil nos próximos quatro anos, informou o Valor Online. O investimento faz parte do programa Agricultura Sustentável para o Desenvolvimento Rural, lançado na quarta-feira, 14 de agosto, pelo Ministério da Agricultura.
A extensão das áreas degradadas recuperadas equivale aos bairros de Nova York, Manhattan, Brooklyn e Bronx juntos, ou ainda 40 mil campos de futebol com medidas oficiais.
A meta do programa, que vai oferecer capacitação técnica e recursos financeiros para mais de 3,7 mil produtores de 70 municípios brasileiros, é evitar a emissão de 6,97 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Além dos recursos do BID, o programa contará com a cooperação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Departamento do Meio Ambiente, da Alimentação e dos Assuntos Rurais (Defra) do Reino Unido.
Técnicas de baixo carbono
O governo do Reino Unido irá doar os R$ 80 milhões para o Brasil executar as atividades, mas o projeto é administrado e executado pelo BID.
A assistência deve apresentar a produtores técnicas de baixa emissão de carbono como integração lavoura-pecuária-floresta, manejo sustentável de florestas, recuperação de áreas degradadas, entre outras.
O objetivo é reduzir a emissão de carbono e recuperar e proteger florestas de áreas rurais de sete estados nos biomas Amazônia (Mato Grosso, Pará e Rondônia) e Mata Atlântica (Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul).
* Publicado originalmente no site EcoD
(EcoD)