Powered By Blogger

domingo, 23 de janeiro de 2011

ANESTESIADA ATÉ QUANDO, CANASVIEIRAS !?

Publicado no Portal EcoDebate - Edição 1.265, de 25/janeiro/ 2011
(http://www.ecodebate.com.br/2011/01/25/anestesiada-ate-quando-canasvieiras-artigo-de-james-pizarro/) e reproduzido no blog SOS CANASVIEIRAS (http://www.soscanas.blogspot.com/).

*******************************

Ouvi uma pessoa aqui em Canasvieiras que, não conseguindo ficar calada pra não dizer besteira, saiu-se com esta "pérola" diante da enchente que invadiu casas, lojas, shoppings, mercados, Banco do Brasil,campings,restaurantes e bares :

- Deus está zangado com Canasvieiras !

Que coisa asnática ! (Asnática vem de asno...) Esta mesma pessoa é fumante e já presenciei, por diversas vezes, ela jogar a bagana do seu cigarro no estreito ralo da nossa rua.

Deus deixa os sacos de lixo nas ruas ?
Deus esquece as latinhas de cerveja nas calçadas ?
Deus deixa as dezenas de garrafas plásticas de refrigerante soltas pelas ruas ?
Deus pega seu lavajato e limpa as calçadas com a água potável da CASAN (que vem de longe e custa caro) e direciona toda sujeira para as bocas-de-lobo estreitas e já lotadas de dejetos ?
Deus asfaltou e calçou toda a cidade, impermeabilizando o solo e não deixando saída correta para as águas da chuva ?
Deus construiu centenas de edifícios em plena zona das dunas, ao arrepio da lei ?
Deus autorizou condomínios irregulares em zonas de preservação permanente ?
Deus ocupou com casebres as encostas do morro sabendo que elas iriam deslizar mais tarde ?
Deus é o ganancioso dono de Imobiliária Celestial e, por isso, quer ganhar dinheiro a qualquer custo e constrói em qualquer lugar, com ou sem alvará ?
Deus derrubou as florestas dos morros que ajudavam a conter o solo com seus milhares de quilômetros de raízes entrelaçadas ?
Deus se apossou de morros, encostas, cursos d*água, terrenos que são da Marinha, ilhas que são do Governo ?
Deus impediu que nossas autoridades criassem juízo e tivessem um sistema de alerta eficaz e precoce, além de um eficiente e rápido sistema de evacuação ?
Deus é que exige que as autoridades fiquem apenas "monitorando", "aguardando licitações" e outros papos furados, enquanto a população pamonha e calada não vai para as ruas protestar ?

Os desastres se repetem e qualquer ecologista sabe que se repetirão cada vez com mais frequência e gravidade, ceifando cada vez maior número de preciosas vida. Foi assim ano passado. Foi assim este ano. Será assim ano que vem.

Logo virá o Carnaval. O povo anestesiado desfilará pela Passarela "Negu Quiridu", fantasiado de conde ou de marquês. E todo mundo esquecerá dessa enchente. Como esqueceu das outras.

Ficarão assim até o dia em que não existir mais areia na praia de Canasvieiras. Os hotéis e pousadas ficarem vazios. E tudo ficar entregue aos cães errantes que vagam pelas ruas. E às águas-vivas que fazem arder a pele dos insensatos. Um dia todos descobrirão que dinheiro não é tudo na vida !

Mas, por favor, absolvam Deus de toda esta sacanagem.

**********************************
AUTOR : James Pizarro

3 comentários:

Mimirabolante disse...

É verdade amigo.....somente um grande asno para culpar Deus do caos que ele próprio comete......fico doente qd vejo alguém jogar uma guimba no chão da rua !!!!!

Anônimo disse...

James,

Bem colocado por você.

Há tempos que venho me perguntando porque as pessoas achem assim e veja você que já encontrei aquí em Porto Alegre pessoas "ditas" com cultura (leia-se curso superior, pós etc) tendo atitudes semelhantes. Não sei se você vai concordar comigo ou não mas a única resposta possível é a palavra egoísta. O egoismo fala mais alto. Pensão assim: vou aproveitar, vou usar o máximo que puder, vou desfrutar do belo somente para mim (o exemplo dos deematamneto das encostas e construções luxuosas com belas vistas perfaz um senhor exemplo disto não!). O futuro. Há o futuro. O ser humano sempre dá um jeitinho (principalmente o brasileiro pensa assim). Confesso que não sou adepto da teoria do fim do mundo mas se pararmos para pensar e ver como o ser humano (será humano mesmo) está se comportando podemos com toda a certeza dizer que o final da linha está chegando. Fico na esperança que o ser humano desperte. Uma observação pessoal: se acaso algum dia alguém tiver dúvida sobre alguma pessoa e fácil dirimir as dúvidas: veja como ela age com os animais e com o meio natural que a cerca. Fica fácil separar o joio do trigo.

Pedro.

Nicolas Oberst Kadgien disse...

Dios esta se olvidando de ese lugar, por lo menos hasta que la personas del lugar y que vicitan el lugar no se den cuenta de la beleza que rodea Canasvieiras!!!!!!!!! es una tristeza!!
ver cair o norte da ilha1!!