Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Incentivo a turismo em pântano


A fermina (Ferminia cerverai) é conhecida como a “soprano da floresta”, por seu belo trinar. Mas esta pequena ave é muito tímida e, ao menor ruído, se esconde atrás da vegetação de Santo Tomás, localidade da cubana Ciénaga de Zapata. Ver e ouvir este passarinho endêmico deste pântano (o maior e melhor conservado de Cuba e do Caribe insular) costuma ser o desejo dos que visitam o lugar, até agora pouco explorado pelo turismo internacional, voltado para praia e sol. Entretanto, autoridades da indústria do lazer decidiram abrir as portas aos viajantes que buscam algo mais do que um bonito bronzeado.

“Dispomos de quatro instalações hoteleiras em condições adequadas a esse segmento turístico, que aprecia muito a natureza e pode estar interessado em ofertas como trilhas, observação de aves, mergulho de observação ou pesca esportiva”, disse ao Terramérica o diretor comercial da operadora turística Cubanacán em Ciénaga, Estanislao Rodríguez. Este extenso e pouco povoado município da costa sul da província de Matanzas, a cerca de 200 quilômetros de Havana, guarda pelo menos 65% da avifauna cubana, e cerca de mil espécies de plantas e anfíbios endêmicos, como o crocodilo cubano (Crocodylus rhombifer), que tem aqui seu hábitat preferido.

Entre o final de novembro e março, é possível observar, na estação ecológica de Las Salinas, não menos do que 65 espécies de aves migratórias que fogem das baixas temperaturas do inverno nos Estados Unidos e no Canadá. Neste ecossistema, declarado Reserva da Biosfera em 2000 e sítio Ramsar em 2001, predominam as planícies baixas, pantanosas e semipantanosas, com vegetação de savana. Também possui florestas, rios, lagos naturais e cerca de 70 quilômetros de cavernas, onde se formam lagoas semicirculares de água doce chamadas “cenotes”. A região recebe apenas cem mil turistas a cada ano.

Está em marcha uma campanha comercial para atrair turistas, principalmente da Europa, com maior poder aquisitivo para viagens especializadas. Uma eventual abertura do mercado dos Estados Unidos, afetado pelo embargo econômico que impede cidadãos desse país de viajarem livremente para Cuba, pode aumentar a demanda pelo turismo de natureza, com um impacto perigoso para o ecossistema. Sobre essa possibilidade, o ministro cubano do Turismo, Manuel Marrero, disse ao Terramérica que “essa presença maciça tem de ir para as praias”. O desenvolvimento do ecoturismo pretendido por Cuba será com base em uma “exploração justa” e em função da densidade prevista para cada lugar, acrescentou.

Hoje, torna-se cada vez mais necessário diversificar nossos produtos, e decidimos desenvolver o turismo de natureza, mas de maneira “sustentável”, afirmou Marrero em uma reunião internacional destinada a promover Ciénaga de Zapata como destino. Pablo Bouza, diretor do Parque Nacional Ciénaga de Zapata, que ocupa praticamente toda a área de mais de 600 mil quilômetros quadrados, também insistiu ao Terramérica que são feitas previsões para um turismo que “não é de massa, mas de sustentabilidade”.

“Desde que decidimos fazer uso público destas áreas protegidas, foram estudadas as capacidades dos locais que poderiam ser usados para o turismo de natureza. Existem instrumentos para medir a efetividade do manejo em cada atividade, com avaliações semestrais”, explicou. Como exemplo, Bouza citou o caso das caminhadas no sistema espeleo-lacustre, onde será possível visitar apenas três das 90 cavernas inundadas do território. Além disso, de cada vez entrarão apenas sete pessoas e um máximo de 15 por dia. As autoridades também acreditam no estreito vínculo da indústria turística com os organismos estatais encarregados da proteção ambiental.

Estudos sobre o tema propõem, entre outras medidas, adoção de uma legislação exaustiva para supervisionar o cumprimento das normas existentes, maior coordenação de todos os fatores envolvidos na atividade turística, apoio financeiro para aplicar métodos de gestão sustentáveis, e tecnologias mais modernas e que respeitem a natureza. Da superfície de Cuba, 22% está localizada em alguma categoria de proteção natural, de acordo com o alto valor de sua diversidade biológica.

Junto a Ciénaga de Zapata, destacam-se as reservas da biosfera declaradas em Guanahacabibes e Sierra del Rosario, na ocidental província de Pinar de Rio. Também são reservas da biosfera a área de Buenavista, no arquipélago Jardines del Rey, no centro do país, e Baconao e Cuchillas del Toa, na parte oriental da ilha. Apesar de suas riquezas naturais, a variante ecológica representa apenas 4% do turismo cubano, que deve atrair 2,36 milhões de visitantes este ano.

* A autora é correspondente da IPS.

Crédito da imagem: Jorge Luis Baños/IPS

Legenda: Crocodilos do criadouro de Boca de Guama, em Ciénaga de Zapata.

LINKS

O turismo do fim do mundo
http://www.tierramerica.info/nota.php?lang=port&idnews=1958

Pântano cubano em perigo
http://www.tierramerica.info/nota.php?lang=port&idnews=2744

Caça às aves, de binóculos
http://www.tierramerica.info/nota.php?lang=port&idnews=602

O refúgio do flamingo rosado
http://www.tierramerica.info/nota.php?lang=port&idnews=595

As promessas do turismo verde
http://www.tierramerica.info/nota.php?lang=port&idnews=2362

Os crocodilos estão melhor que nunca, em espanhol
http://www.tierramerica.info/nota.php?lang=esp&idnews=2740&olt=339

Reserva se abre ao ecoturismo, em espanhol
http://www.tierramerica.info/nota.php?lang=esp&idnews=2573&olt=3199

Ministério do Turismo de Cuba, em espanhol
http://www.cubagob.cu/des_eco/turismo.htm
******************************************
FONTE : Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.

2 comentários:

Graça Tristão disse...

Achei ótimo teu bog e a tua força! Estou te seguindo. Espero uma visitinha aos meus blogs, tenho um que estou começando sobre NATUREZA te espero lá. A união dos defensores trará mais FORÇA e conscienca do MUNDO!
PAZ no seu caminho...
Graça

Graça Tristão disse...

BOM DIA AMIGO DA NATUREZA!
Retribuiu minha visita fiquei feliz é muito bom fazer "amizades" mesmo sendo virtual...só que fiquei triste pois não está me seguindo...precisamos de UNIÃO.
PAZ no seu caminho...
Graça