Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Escolha um nome para a baleia albina


FOTO : O Projeto Baleia Franca propõe que você escolha um nome para o filhote albino de baleia franca fotografado no sábado ao lado da mãe, em Imbituba. Ele já havia sido avistado em julho. – Está maior e mais forte...
*************************************************
Filhote nascido no Estado há dois meses foi flagrado novamente.
Branca, salpicada de manchas negras, ela já havia chamado a atenção do Projeto Baleia Franca em julho. No sábado, em um sobrevoo da costa sul do Estado, para monitoramento dos cetáceos, ela foi flagrada novamente, nadando ao lado da mãe. Agora, a ONG propõe que você sugira um nome para o animal (veja ao lado).

Além do raro exemplar e de sua mãe, outras 60 baleias foram avistadas durante o sobrevoo, sempre nadando em duplas – a mãe e o filhote.

A atividade, que vasculhou o mar entre Balneário Rincão e a Praia da Pinheira, confirmou que as águas catarinenses servem de berçário para a espécie. O Programa de Monitoramento das Baleias Francas no Porto de Imbituba e adjacências tem o objetivo de analisar a distribuição e o comportamento da espécie na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca.

A maioria dos pares avistados no sábado estavam em Imbituba. Entre Rincão e Jaguaruna, havia cinco pares. Só na Praia de Itapirubá Norte (Imbituba), onde está localizada a sede do Projeto Baleia Franca, nove mães com os filhotes foram fotografados. A região com maior densidade fica entre Ibiraquera e Luz, praias de Imbituba, onde se encontravam 11 pares. Entre a Gamboa (Paulo Lopes) e a Guarda do Embaú (Palhoça), foram avistados seis grupos.

O sobrevoo de monitoramento foi escolhido devido às condições do vento e do mar, que não estavam ideais para um voo de censo populacional.
************************************
FONTE : DC, edição de 28/09/2009.

Nenhum comentário: