Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

MANCHETES SOCIOAMBIENTAIS - 6/11/2013


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Energia, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas, Política Socioambiental
Ano 13
06/11/2013

 

Direto do ISA

 
  No próximo dia 13 de novembro, o Greenpeace, o ISA, o Ibase, a Fase e o CTI promovem um debate sobre os impactos socioambientais da exploração do gás de xisto no Brasil. O evento é aberto ao público - Blog do ISA, 5/11.
   
 

Mudanças Climáticas

 
  O Brasil irá propor na conferência do clima de Varsóvia que começa na segunda-feira, na Polônia (COP-19), que os países promovam amplas consultas internas com suas sociedades, todas as esferas políticas e os setores produtivos para conseguirem compromissos com metas de corte na emissão de gases-estufa. Esses pactos nacionais dariam suporte político - e alguma chance de êxito - ao acordo global que deve ser assinado em Paris, em 2015, para vigorar a partir de 2020. Afastariam, também, o trauma do fracasso das negociações do passado - Valor Econômico, 6/11, Internacional, p.A10.
 
Observatório do Clima, que reúne 35 ONGs ligadas à questão climática, lança amanhã o Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG). Trará previsões anuais de emissões de carbono, de 1990 a 2012, em cinco setores. "A ideia é ter dados consistentes anualmente. Isso permitirá identificar tendências e ter maior agilidade na redução de emissões", diz o coordenador Tasso Azevedo. "O Brasil tem diminuído o total de emissões combatendo o desmatamento. Mas a elevação em setores como o de energia pode inverter essa tendência", alerta. Em 2005, o desmatamento representava 63% das emissões no país. Em 2012, a fatia caíra à metade. No mesmo período, o setor de energia duplicou emissões - O Globo, 6/11, Negócios & Cia, p.24.
   
 

Geral

 
 
O sertanista Sydney Possuelo, de 73 anos, passou mais da metade de sua vida na Amazônia, e metade desse tempo foi dedicada a defesa de povos indígenas isolados, que fogem diante da menor tentativa de contato por parte dos brancos. A existência desses índios é comprovada por relatos e por incidentes envolvendo madeireiros ou garimpeiros (uma tribo é dita "isolada" quando não tem interação regular com a civilização moderna. mas isso não significa que nunca tenha tido encontros - às vezes traumáticos - com esta). Possuelo registrou ocupações abandonadas por tribos seminômades, coletou indícios de mato roçado e mapeou a ocorrência de restos de caça. Juntando essas pistas, ele conseguiu apoio para blindar áreas onde esses vestígios eram documentados. Em 2002, Possuelo partiu de Tabatinga (AM) em uma viagem de três meses para identificar o território dos até hoje desconhecidos flecheiros. A jornada é narrada pelo jornalista americano Scott Wallace, que a acompanhou, no livro Além da Conquista - Veja, 6/11, Livros, p.130 a 133.
  O desembargador Urbano Ruiz, da 10.ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, autorizou ontem o vereador Ricardo Teixeira (PV) a voltar ao cargo de secretário de Verde e Meio Ambiente da capital. O afastamento havia sido determinado pela juíza Simone Rodrigues, no dia 25, em uma ação do Ministério Público para afastá-lo do cargo. O MP alega que ele foi condenado por improbidade administrativa, o que o impede de ter contratos com a administração pública. Demais membros da 10.ª Câmara analisarão a questão - OESP, 6/11, Metrópole, p.A16.
   
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: