Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Assista palestras do VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia via internet


arte cabecalho congresso 2013_1
Começa hoje, dia 25 de novembro, a VIII edição do Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA-Agroecologia). 
Palestras, conferências, oficinas, mostras audiovisuais e fotográficas, acampamento do ENGA, atividades culturais, apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências de agricultores, pesquisadores e estudantes têm realizado no Brasil e em outros países. Com o tema central “Cuidando da Saúde do Planeta”, a programação estará dividida nos seguintes eixos temáticos: 1) Agroecologia e Saúde Humana; 2) Reinventando a economia; 3) Diversidade como condição fundamental da saúde do Planeta; 4) Agroecologia como base para a educação; e 5) Saúde do Agrossistema.
O CBA-Agroecologia é realizado paralelo aos Seminários Estadual (XIII) e Internacional (XII) sobre Agroecologia, e ao V Encontro Nacional de Grupos de Agroecologia (ENGA) .
Oficinas
Entre as mais de 40 oficinas  destaque para a organizada pela Agapan e pelo Grupo de Estudos em Agrobiodiversidade (Gea), que vai tratar do avanço dos transgênicos, contaminação do milho, problemas socioeconômicos gerados e o que está sendo articulado para recuperar os prejuízos. Participam desta oficina um pesquisador uruguaio, uma pesquisadora boliviana que trabalha na Noruega e uma jornalista brasileira que trabalha com estudos da soja. A oficina sobre os transgênicos será dia 26 na PUCRS.
Com a participação de diversos movimentos sociais, a ideia das oficinas é capacitar e proporcionar às pessoas um posicionamento em relação a diversos temas. Entre as oficinas propostas, estão também sobre Jardinagem de Guerrilha, Confecção de artesanato à base de fibra de bananeira, Composteira doméstica, Trilha de percepção e sensibilização ambiental e Pirâmide para práticas integrativas corpo-mente. As inscrições devem ser feitas no primeiro dia do Congresso (25/11). 
Feiras
Também estará ocorrendo uma feira da produção de base ecológica. A feira da sociobiodiversidade, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural,  contará com quase vinte expositores, sejam do RS e de outros locais do Brasil.  A feira estará aberta para a visitação.
Transmissão ao vivo das principais palestras
A organização do CBA-Agroecologia vai transmitir ao vivo os principais painéis e conferências.  Nesta segunda-feria, dia 25/11, já terá transmissão da conferência de abertura “Cuidando da saúde do Planeta”, que será proferida pelo teólogo Leonardo Boff.
Para assistir as palestras, vá até o site do CBA-Agroecologia < AQUI>

Nenhum comentário: