Powered By Blogger

terça-feira, 30 de outubro de 2012

A CAUSA INDÍGENA - 30/10/2012


Documentário Paralelo 10º será lançado na próxima segunda (5/11), em SP
A exibição do novo longa-metragem de Silvio Da-Rin será na Cinemateca, em São Paulo, às 19h, e será seguida por um debate e pelo lançamento do DVD - Notícias Socioambientais, 30/10.


Povos Indígenas

Justiça tenta anular despejo de Guarani Kaiowá em MS
O Ministério Público Federal desencadeou ontem uma ofensiva nas três esferas do Poder para evitar uma tragédia com 170 índios de uma aldeia guarani kaiowá ameaçados de despejo da fazenda que ocupam em Mato Grosso do Sul, por ordem judicial. Com histórico de suicídio, eles ameaçam resistir até a morte e vêm sendo alvo de hostilidades dos fazendeiros da região. O drama dos Kaiowá foi relatado nessa segunda, no Planalto, numa reunião entre os líderes indígenas e a presidente Dilma Rousseff, acompanhada do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams. Dilma manifestou solidariedade à causa e Cardozo relatou as providências da Funai para reverter a liminar, concedida aos fazendeiros pela Justiça Federal em Naviraí - OESP, 30/10, Nacional, p.A14; CB, 30/10, Brasil, p.12.

Advogada apela à 'história' contra Kaiowás
Os produtores rurais estão em Mato Grosso do Sul há mais de um século e há entendimento no Supremo Tribunal Federal garantindo a eles a propriedade da terra. O argumento é da advogada Luana Ruiz Silva, contratada pelo Sindicato Rural de Tacuru, para processar a Funai no caso da ocupação de áreas de fazendas da região por índios guarani kaiowá. A advogada criticou a atuação de ONGs, da Funai e do Conselho Indigenista Missionário no caso. "Há um sentimento de culpa na sociedade em relação aos índios", disse. "Mas há também a história. E os proprietários das fazendas estão na área há mais de um século" - OESP, 30/10, Nacional, p.A14.

***********************************

FONTE : Manchetes Socioambientais, bolteim de 30/10/2012.


Nenhum comentário: