plastico Embalagens de defensivos agrícolas são transformadas em fonte de plástico
A recicladora construiu centrais e postos de recebimento de embalagens. Foto: Divulgação

Embalagens de defensivos agrícolas, que demoram anos para se decompor, podem ser desintoxicadas e recicladas. Uma empresa mato-grossense transforma o material em matéria-prima e cria produtos como dutos, eletrodutos, drenos flexíveis e polímeros.
De acordo com a Plastibras Indústria Plástica, entre 2003 e 2011 eles reciclaram cerca de 24 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos. Segundo o diretor presidente da empresa, Adilson Valera Ruiz, a fundação do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InPEV), em 2001, foi um passo importante para a consolidação desse trabalho. Isso porque a instituição construiu centrais e postos de recebimento de embalagens, além de fornecer orientações técnicas a produtores rurais e empresas recicladoras.
A empresa cuiabana é a única recicladora do material em Mato Grosso, estado referência no país de reciclagem de embalagens de agrotóxicos. Além disso, ela integra a cadeia de logística reversa de defensivos agrícolas.”Antes, a solução era enterrar ou incinerar as embalagens”, frisou Ruiz à Agência Sebrae.

************************************

FONTE : * Publicado orginalmente no site EcoD.