Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

FLORIANÓPOLIS : POÇÃO NO CÓRREGO GRANDE AMEAÇADO ! ABRAM O OLHO !


A cachoeira do Poção no Córrego Grande, bairro que fica a 8 km do centro de Florianópolis, é uma excelente opção de lazer, pois a trilha não leva mais do que 20 minutos e é de fácil acesso, percorrendo uma mata-ciliar alucinante, com muitas espécies de árvores nativas e algumas exóticas!

Esta maravilha faz parte de uma Unidade de Conservação, o Parque Municipal do Maciço da Costeira. Que foi criado pela Lei Municipal nº 4605/95 através do Decreto nº 154/95. A criação do Parque, em 1995, teve como objetivo preservar os 1456 hectares do relevo montanhoso que formam o Maciço da Costeira que abriga rica flora, fauna e importantes mananciais de abastecimentos.

A cachoeira tem um poço maior que tem uma profundidade aproximadade de 3m, chamado de Poção, onde muitos aventureiros pulam do alto de uma árvore e outros poços onde as crianças podem brincar e se banhar tranquilamente. Acima do Poção a CASAN capta água, que abastece praticamente toda a região onde é proíbido tomar banho dali para cima.

Como chegar: R. Sebastião Laurentino da Silva, próximo ao ponto final da linha de ônibus do Córrego Grande. É só seguir até o final da rua e pegar a trilha que fica a direita até chegar no Poção.
Tempo de trilha: 20 minutos.

ATENÇÃO :
É um crime construirem qualquer grande empreendimento ao lado de um lugar desses!Porém existe um terreno ao lado dessa cachoeira que está a venda no site da Imobiliária Imóveis Raros de São Paulo. Eis o anúncio na íntegra :

"Preço Sob Consulta (Entre em contato para maiores informações : http://www.imoveisraros.com.br/terreno-de-33-000m%C2%B2-em-florianopolis/)

EXCELENTE EMPREENDIMENTO PARA CONDOMÍNIO FECHADO, MANSÃO, SPA, RESORT OU OU SIMPLESMENTE PARA INVESTIMENTO, POIS É A ÚNICA GRANDE ÁREA DISPONÍVEL NO CENTRO DE FLORIANÓPOLIS TOTALMENTE PRESERVADA, E CERCADA POR DIVERSAS MANSÕES QUE TAMBÉM CONSERVAM A ÁREA.
LOCALIZADA NO BAIRRO DA TRINDADE/CORREGO GRANDE (REGIÃO CENTRAL DA ILHA) LOGO ATRÁZ DAS UNIVERSIDADES (À OITO KILOMETROS DO CENTRO DE FLORIPA) E TENDO A RUA SEBASTIÃO LAURENTINO DA SILVA COMO ENTRADA PRINCIPAL E DIVISAS COM PROPRIEDADES VIZINHAS E AS RUAS JOÃO CANDIDO DOS SANTOS, RUA DEP. ANTONIO EDU VIEIRA, RUA ROSA E RUA ARACUA, POSSUI COMO UMA PARTE DAS DIVISAS DA PROPRIEDADE A MELHOR E MAIS CONHECIDA CACHOEIRA DE FLORIPA A FAMOSA PISCINA NATURAL DO POÇÃO. LOCALIZAÇÃO APROXIMADA NO GOOGLE EARTH: PESQUISAR CORREGO GRANDE – FLORIANOPOLIS EM SEGUIDA PROCURAR COORDENADAS 27 36’ 45. 00” S e 48 30’ 22. 68” O "

*****************************
FONTES : jornalista/ecologista FLORA NEVES, Guia Floripa, FLORAM.

3 comentários:

Anônimo disse...

A ÁREA A VENDA É UMA PROPRIEDADE PARTICULAR COM ESCRITURA PÚBLICA E É UMA A.P.L. E DENTRO DO PERMITIDO PELA LEI UMA PARTE PODE SER UTILIZADA DESDE QUE SEJAM PRESERVADA OUTRA PARTE CONFORME LEI FEDERAL SOBRE O ASSUNTO, ESTA PROPRIEDADE NÃO ESTÁ DENTRO DO PARQUE, AO REDOR DA CACHOEIRA SÃO TODAS PROPRIEDADES PARTICULARES COM ESCRITURAS PUBLICA.

antes que a natureza morra disse...

Registro o comentário, apesar do anonimato...

Flora Neves disse...

Bom, o fato é que o Ministério Público Estadual e a FLORAM abriram inquérito para investigar a denúncia de compra ilegal de terreno dentro do Parque Municipal Maciço da Costeira, que é uma UC! Se os donos do terreno e a imobiliária estão dentro da lei, então, não há o que temer!

Vejam no blog Ecoflora:
http://ecoflora.blogspot.com/2010/12/denuncia-sobre-venda-do-pocao-no.html

Saudações ao amigo James!