Powered By Blogger

domingo, 5 de dezembro de 2010

RIO GRANDE DO SUL : Nível de oxigenação é o menor já registrado no Rio dos Sinos

O nível de oxigenação no Rio dos Sinos é o menor já registrado desde que a medição começou no local, segundo o Ministério Público (MP). Em um levantamento entre Campo Bom e São Leopoldo, nesta quinta-feira, policiais do Comando Ambiental da Brigada Militar identificaram índice de 0,1 miligrama de oxigênio por litro de água.

Membros da Delegacia de Proteção do Meio Ambiente e da Promotoria Regional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público estão inspecionando empresas e órgãos públicos na busca informações que identifiquem as causas do novo desastre ambiental do Rio dos Sinos. Na tarde desta quinta-feira, os agentes visitam frigoríficos e outras empresas nas cidades de Sapiranga, Araricá, Nova Hartz e Igrejinha.

Na Central de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos, em Sapiranga, mantida pelo município, foi constatado vazamento de chorume. O acidente teria acontecido há três semanas e parte da vegetação ficou queimada. De acordo com o promotor Daniel Martini, que acompanhou a inspeção, é possível que o material tenha chegado ao Rio dos Sinos, que fica a cerca de quilômetros do lixão. “Não se pode dizer que essa tenha sido a causa única. Mas o que podemos admitir é que a situação aqui pode ter contribuído com o que aconteceu”, afirma.

Moradores da Prainha Vitor Mateus Teixeira, que fica às margens do Rio dos Sinos, em Novo Hamburgo, detectaram mortandade de peixes, por volta das 6h30min de quarta-feira.
******************************
FONTE : Álisson Coelho / Correio do Povo e Estêvão Pires / Rádio Guaíba, 2/12/2010.

Nenhum comentário: