Ministério do Meio Ambiente divulgou, ontem, um levantamento do desmatamento da Mata Atlântica entre 2002 e 2008. Nesse período, a floresta perdeu 2.742 quilômetros quadrados de área nativa, uma média de 457 quilômetros quadrados anuais de derrubadas. No total, a Mata Atlântica já perdeu 75,88% de sua área original e é o bioma mais devastado do país. Entre 2002 e 2008, o Estado que mais desmatou foi Minas Gerais, com 909 quilômetros quadrados a menos de mata nativa no período.
Em seguida, aparecem o Paraná, com 545 quilômetros quadrados de desmate, e a Bahia, com 462 quilômetros. Em SC foram 329 quilômetros quadrados. Entre os municípios que mais desmataram, estão cidades de regiões conhecidas pela exploração de madeira para abastecer fornos da indústria siderúrgica.
A Mata Atlântica era o único bioma que ainda não tinha dados atualizados da devastação. Em 2011, o governo pretende divulgar taxas do desmatamento do Cerrado, Caatinga, Pampa e Mata Atlântica em 2008 e 2009. Atualmente, o monitoramento anual só é feito na Amazônia.
******************************
FONTE : Diário Catarinense, edição de 2/12/2010.
Um comentário:
Gosto de acessar escritos assim,
que revelam, fazem diferença em meio
a tantas e tantas palavras, tantas belas,todavia, há mais beleza na
observação da natureza que no poema
mais inspirado.
E há tristeza também,nada mais triste que saber que
" o Paraná, com 545 quilômetros quadrados de desmate..."
Pausa para a dor.
É uma honra poder ler seus
escritos professor.
Meus poeminhas são nada diante
dos seus olhos generosos
para com a Terra Mãe.
Muito agradecida por seus olhos.
Postar um comentário