Fora Estaleiro - Manifesto contra Estaleiro OSX Biguaçu from ECOTV on Vimeo.
Alberto Trindade, 55 anos, terceiro em uma geração de pescadores da Praia do Forte, na Ilha de Santa Catarina, estava feliz e aliviado ontem à tarde. Preocupado com os prejuízos que o estaleiro da OSX poderia trazer para a pesca e o turismo, ele disse que foi uma boa notícia a desistência de Eike Batista:– Foi melhor assim. Um projeto como esse sempre atrapalha.
Habituado a tirar o sustento do mar desde os seis anos de idade, seguindo a tradição do avô e do pai, Vilmo notou, com o tempo, como a oferta de peixes diminuiu gradativamente. Há 15 anos ele trocou a pesca pelo cultivo de ostras. Como a maioria das famílias da região, segundo o pescador.
Fabricante de redes, ele só continua a procurar peixes para o consumo próprio. Vilmo estava preocupado com a vinda do estaleiro também pelo destino final dos resíduos pesados da construção de navios.
– Apoio eles alargarem o canal para a vinda de transatlânticos. Mas não concordava com este estaleiro porque eu não acho que eles iriam colocar no lugar certo o lixo que seria produzido com a construção.
Ao lado do filho, que está seguindo os passos de Vilmo, o pescador lembra do final da década de 1960. Naqueles anos, comenta, nesta época era possível pescar até 2 mil pescadinhas brancas em um lance de pesca. Hoje, em um dia bom, consegue-se no máximo seis.
************************
FONTE : Diário Catarinense, edição de 18/11/2010.
Um comentário:
Hoje esta sendo festejanda a saida do estaleiro da regiao pois acredita-se que o meio ambiente e a pesca seriam prejudicadas.
Ora bolas...
O estaleiro sera construido em outro lugar e continuaremos a depredar os recursos naturais ate o ver o fim.
Nao sejamos hipocritas.
A populacao continuara a crescer e inevitavelmente vamos acabar com tudo.
Se parece radicalismo pensar assim, continuemos a tampar o sol com a peneira.
Postar um comentário