Powered By Blogger

sábado, 27 de novembro de 2010

PORTO ALEGRE : 21 Anos da pioneira Feira Ecológica

Fruto da visão de Nelson Diehl, Glaci Campos Alves, Jacques Saldanha, e outros, há 21 anos, no canteiro central do final da av. José Bonifácio, em Porto Alegre, iniciou-se, timidamente, a Feira Ecológica da Coolméia. Os produtores da Coolméia, cooperativa pioneira fundada em 1978 e que por isso e muito mais fez história no Brasil, já produziam mais do que o entreposto podia comercializar - os consumidores de comida sem agrotóxicos pediam mais e mais quantidade e diversidade. As primeiras feiras foram mensais, depois quinzenais e depois semanais. No canteiro, aos sábados, a Coolméia foi a primeira a ocupar o espaço…apenas aos domingos existia o Bric da Redenção e a Feira de Antiguidades. Mas aos sábados, não havia nada. A Feira ocupava exatamente o mesmo espaço da atual. E mais não pode ocupar porque alguns anos depois de iniciar a Prefeitura Municipal resolveu adonar-se dos outros espaços com o apoio de uma cooperativa criada praticamente para isto, com produtores da zona sul da capital. E o inacreditável é que os produtores são na maioria exatamente os mesmos que resolveram acreditar na idéia desde o início. A eles e ao Nelson, a Glaci, Jacques e outros, os nossos cumprimentos.

Abaixo um texto sobre a própria Coolméia, entidade que hoje está na História, a raiz de tudo:

A COOLMÉIA FOI CRIADA NA ERA DE AQUARIUS
O depoimento de uma fundadora
(por João Batista Santafé Aguiar, jornalista, agosto 2002)

Um mapa astrológico definiu a data e o horário de fundação da Coolméia - Cooperativa Ecológica, em 23 de janeiro de 1978, às 11h30min. No início do signo de Aquário a Cooperativa foi articulada por 23 pessoas, a maioria participantes da Grande Fraternidade Universal, Fundação Dr. Serge Raynaud de la Ferrière, com sede mundial em Caracas, Venezuela. A Coolméia teve um berço espiritualista e tem como destino viver e realizar uma das caracteristicas da Nova Era que é a "Cooperação" entre os seres, em vez da "competição".

Zuleica Degani, sócia fundadora de nº 23, na época com 29 anos de idade, Administradora de Empresas e grande articuladora comunitária chegou a fazer uma especialização em Cooperativismo na UNISINOS, para aprender como fazer acontecer uma cooperativa.

A Coolméia recebeu influências de várias dimensões, explica Zuleica. Da GFU, refletiu no seu Estatuto a valorização da Educação Integral, pois o grande diferencial do sistema cooperativista de outros sistemas econômicos é a aplicação de parte do resultado das operações em um fundo destinado à educação dos membros da cooperativa. O Sistema Cooperativo está portanto em perfeita harmonia com a nova Era de Aquárius cuja palavra chave é o SABER.

O estatuto da Coolméia foi levado em mãos para o INCRA, em Brasília, para um professor da UNISINOS que lá trabalhava, com a intenção de que fosse aprovado sem cortes, permitindo assim, à Cooperativa, atuar nas 3 áreas: produção, consumo e serviço. O sistema cooperativista não era bem visto pela ditadura porque explicitamente se propõe a educar para a democracia. A exigência de registro das cooperativas junto ao Governo Federal caiu apenas na Constituição de 1988.

O pensamento de José Antonio Lutzenberger, fundador da AGAPAN, também significou uma importante influência no início da Coolméia. Alguns sócios fundadores freqüentavam as históricas reuniões das segundas-feiras da Agapan quando Lutzenberger alertava sobre os malefícios dos agrotóxicos. "Compreendemos, então, o estado de intoxicação do planeta e a urgente necessidade de viabilizar a agricultura orgânica e de divulgar massivamente os seus princípos e práticas para o bem da coletividade", afirma Zuleica.

Ela lembra que a questão da alimentação sempre foi ressaltada na GFU, não de forma dogmática, mas como um motivo de estudo e pesquisa. Naquela época era muito difícil ser vegetariano pois os produtos integrais e naturais não eram facilmente encontrados, como hoje em dia.

Assim, a Coolméia nasceu também com a motivação de viabilizar os gêneros alimentícios aos seus associados, fomentando os produtores de alimentos orgânicos e a rede de solidariedade, respeito mútuo e comprometimento entre produtor e consumidor.

Outra motivação, lembra, é que o sistema cooperativista representa também uma opção para um país como o Brasil. Naquela época, a República Cooperativa do Suriname era um exemplo de como o cooperativismo pode significar uma opção para o sistema econômico de toda uma nação. A divulgação da existência deste modelo "alternativo" não interessa aos meios de comunicação convencionais, diz.

"Quando em 1975 visitamos um restaurante vegetariano de uma Cooperativa de Bogotá, do tamanho de um RU, pensamos que no Brasil poderíamos fazer o mesmo em muitas cidades, se os brasileiros tomassem consciência do seu "poder como consumidores" e se organizassem, unindo o produtor ao consumidor, ganhando em qualidade e viabilizando a vida no campo", afirma. "Tenho a certeza que a Coolméia é uma semente para isto”.

Na época da fundação foi feito o mapa astrológico. Zuleica afirma que o Mapa Natal da fundação da Coolméia indicava o Sol ajudando a projeção social e a missão pública; o Mercúrio, a boa comunicação, e também emprestando um aspecto intelectual à missão; a conjunção do Sol com Vênus, este regendo a segunda casa, ajudando as economias. Como é dificil ter um mapa perfeito, a Lua em Câncer ajuda a Coolméia a ter um lugar de boa comida, onde todos se sentem em casa, mas também traz aquele sentido maternal que, as vezes pode dar pouca firmeza na fiscalização e controle em geral.

Como no ano que vem, nossa Cooperativa comemorará suas bodas de prata, Zuleica conclama a pensar-se em uma sede própria, e à união para viabilizar este projeto. "Uma sede abriria, com certeza, novas possibilidades de ampliar as atividades dentro de suas três áreas de atuação (produção, consumo e serviços) para melhor atender todas as necessidades de produtos e serviços, dos sócios e da comunidade, dentro de um enfoque ético, sustentável e educativo que sempre caracterizou sua atuação", conclui.
****************************
FONTE : Blog AGIR AZUL, http://blog.agirazul.com.br/, 9/11/2010.

Nenhum comentário: