Diversidade de de comunidades vegetais e animais que se interrelacionam e convivem em um espaço. A definição de biodiversidade – que, por sinal, combina muito bem com os desafios que o nosso planeta enfrenta – serve também para explicar como deverá der a 72ª Festa das Flores, que começa hoje e vai até o dia 16 de novembro.
O tema escolhido para 2010 está em sintonia com o Ano da Biodiversidade regulamentado pela ONU. A partir da parceria, haverá exposição sobre o tema com expografia (exposição e comunicação museal), documentários e oficinas sobre desenvolvimento sustentável, consciência ambiental e diversidade cultural.
Além da exposição de plantas ornamentais e de flores – são mais de 4,5 mil exemplares de orquídeas selecionadas entre expositores nacionais e internacionais –, a festa reunirá, ainda, atividades como mercado de flores e plantas, feira jardim, casa e lazer, artesanato e palco cultural.
A festa contará com uma extensa programação cultural e uma praça de alimentação maior. Tudo para bater o recorde de público do evento, que no ano passado recebeu cerca de 200 mil pessoas.
Nesta edição, a Festa das Flores apresenta a 2ª Exposição Internacional de Orquídeas. Nove dos 15 palestrantes são estrangeiros, vindos da Argentina, EUA, Cuba, Bolívia e Alemanha. Haverá palestras técnicas, didáticas e demonstrações de práticas de plantio, retirada de mudas, adubação, substratos, construção de orquidários e muitas dicas de cultivo.
A Exposição de Flores estará localizada num espaço em forma de borboleta, com três lagos e uma cascata, reproduzindo um ambiente de mata. Um parte será dedicada à exposição Purpurata, apenas para as orquídeas Laelia Purpurata.
O Mercado de Plantas terá 32 estandes de venda, num total de 1,3 mil metros quadrados. Os preços variam de acordo com o tamanho, raridade, mudas ou plantas em plena floração, custando de R$ 5 até R$ 250. Haverá participação de expositores da Alemanha e dos Estados Unidos.
******************
FONTE : Diário Catarinense, 11/11/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário