Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

LIXO TÓXICO : Comboio nuclear chega à Alemanha

Carga teve de ser escoltada devido às manifestações durante o transporte. Um comboio transportando lixo tóxico chegou, ontem, ao depósito de Gorleben, no norte da Alemanha, após quatro dias de enfrentamentos com militantes de movimentos antinucleares.

Sob a proteção de um forte esquema policial, 11 caminhões carregados de rejeitos radioativos chegaram à cidade vindos da estação ferroviária de Dannenberg, a cerca de 20 quilômetros.

Na segunda-feira, um comboio ferroviário com o lixo tóxico das centrais nucleares alemãs, tratado na França, chegou à estação. Nas primeiras horas de ontem, a polícia expulsou os milhares de ambientalistas que se concentravam há vários dias nos arredores de Dannenberg e Gorleben para protestar contra o armazenamento dos rejeitos na região e contra o uso de energia atômica na Alemanha. O movimento antinuclear se fortaleceu no país desde que o governo liberal-conservador de Angela Merkel decidiu prolongar a exploração das 17 centrais nucleares que seu antecessor, o social-democrata Gerhard Schroeder (1998-2005), pretendia fechar em 2021.

Vestidos com roupa de proteção contra a radiação, os policiais acompanharam a pé os caminhões brancos que transportavam os resíduos até o depósito de Gorleben. As 123 toneladas de material altamente radioativo se somarão aos 91 tonéis já armazenados nos galpões, que esperam uma decisão do governo sobre seu destino final.

– O comboio chegou, mas o governo federal está mais longe do que nunca de seu objetivo de tornar a energia nuclear algo aceito na Alemanha – afirmou Florian Kubitz, porta-voz do grupo ambientalista Robin Hood.

Para o Spiegel Online, um dos portais de notícias mais lidos do país, “as manifestações mostraram que a política nuclear de Merkel rende pouco e custa muito caro”.

Os ambientalistas comemoraram a mobilização de militantes, que conseguiram atrasar em mais de 24 horas a chegada do comboio a Gorbelen, bloqueando os trilhos da via férrea, pendurando-se em pontes e sentando em frente aos depósitos. No domingo, manifestantes e policiais se enfrentaram em uma floresta perto de Dannenberg.
**************************
FONTE : Diário Catarinense, edição de 10/11/2010.

Nenhum comentário: